quarta-feira, 9 de julho de 2008

"Ghosts From The Past" - Bang Gang - 2008

Semana passada passando pelos blogs que sempre visito, deparei com um disco de uma banda chamada Bang Gang no Indiepowerpop (http://indiepowerpop.blogspot.com) do Pedro Damian. Quando baixei o álbum me encantei no primeiro momento. Não conhecia a banda, que na verdade é um projeto do islandês Bardi Johannsson, que já chega ao seu terceiro disco.
Isso mesmo, o trabalho vem da Islândia. Nem só de Björk e Sigur Rós vive a terrinha gelada. “Ghosts From The Past” envolve completamente o ouvinte da primeira até a oitava faixa, caindo um pouco nas três últimas. O som transita entre o indie pop, folk e o post-rock. Por não conhecer os discos anteriores não posso afirmar se mudou alguma coisa ou não, mas esse “Ghosts From The Past” é muito bom.
Quando o vocal de “The World Is Gray” invade o som e começa a ser acompanhado por alguns dedilhados de violões e leves incursões de teclados, antes da bateria entrar e dar o ritmo, a viagem se dá inicio e o tempo dá aquela boa parada ao redor. Os violões em seguida conduzem “One More Trip”, misturando a melancolia de Leonard Cohen com o indie pop.
“I Know I Sleep” é leve e suave como um belo final de tarde com uma melodia caprichada e ótimo refrão e backing vocals. “Black Parade” é um post rock com ecos do Sea And The Cake. “Lost In Wonderland” chega instrumental e parece um tema cinematográfico repleto de influências progressivas. “Every Time I Look In Your Eyes” traz aquela melancolia gostosa, em um belo dueto com a cantora Keren Ann da banda M83.
A faixa título sozinha já poderia valer o disco. Uma melodia arrebatadora conduzida brilhantemente pelo vocal de Bardi Johannsson. “Forever Now” abre com pianos e parece extraída de algum ponto dos anos 90. As outras três faixas “Don´t Feel Ashamed”, “You Wont´Get Out” e “Stay Home” reduzem um pouco a qualidade do trabalho, mas nada que comprometa o resultado final.
Uma grata surpresa nesse meio de ano, “Ghosts From The Past” é um trabalho muito bonito, daqueles que crescem a cada audição e vão te conquistando sem maiores alardes. Melancolia e beleza aliadas em grande nível.
Site Oficial: http://www.banggang.net
My Space: http://www.myspace.com/banggangband

2 comentários:

Sergio disse...

Assim como você mecê, sabes que de quando em vez dou uma passada na casa dos 'Redeamigos' blogueiros pra saber o que tá rolando... Cara que sono, essa banda! Jesus Cristin! Sim, até começa bem mas vai caindo, caindo bem antes das 3 últimas faixas... Até que 'Stay Home' (ouvindo em tempo real com este texto) dá um upgrade. Mas todos os sons são aquele já véio indie melancoliquito tão desalentador que contamina até a alma. Que saudade dos Devastations que baixei daqui mesmo e sou-lhe muito grato até hoje. Se é pra ser melancólico, sou mais radical: devasta logo a porra toda!

Enfim... Não se pode acertar sempre com todos os seus hóspedes, todas as horas, certo?

Deixe-me fazer uma tentativa diametralmente oposta: se gostas de Jimi Hendrix, dê um pulo no meu/nosso Sergio Sônico e conheça um guitarrista "vietcong" com uma releitura muito pessoal da obra do maior gênio da boa e velha guitararra de todos os tempos.
Um abraço.

Adriano Mello Costa disse...

Salve, salve Sergio...eu realmente gostei muito desse disco. Se ele tivesse so oito faixas seria melhor ainda. Mas claro que nem sempre o meu gosto atinge a todos e isso que é bacana :)
Vou passa la no sonico e ver suas indicações. Pode deixar.
Abs,