sexta-feira, 8 de março de 2013

"Listen To Keep" - Roddy Woomble - 2013


O escocês Roddy Woomble parece ter uma missão na vida. Essa missão é compor canções admiráveis.  Foi assim nos discos do Idlewild, banda escocesa que comanda junto com o amigo Rod Jones, mas que desde “Post Electric Blues” de 2009 está dando o famoso tempo, sem anunciar seu término. Esse tempo levou o músico a partir de vez para a carreira individual, onde parece que essa missão ganhou contornos mais acentuados, e “Listen To Keep” é mais recente prova disso.

Com lançamento pela Revelar Records, o álbum é o terceiro dessa empreitada particular e sucede o primoroso “The Impossible Song & Other Songs”, um dos melhores trabalhos de 2011. “Listen To Keep” tem onze faixas e mostra uma sonoridade mais ampla, com mais instrumentos e espaços preenchidos, mas ainda tendo como base o folk. Com a produção do prolífico Gordon Maclean (que também dá uma boa ajuda nas guitarras), o resultado é novamente arrebatador.

Com uma banda base formada por Sorren Maclean (que tocou no disco anterior e é filho do produtor) na guitarra, baixo, piano e vocal, Gavin Fox (ex-parceiro de Idlewild) no baixo, Seonaid Aitken no violino e piano e Danny Grant na bateria, Roddy Woomble se permite arriscar um pouco mais no lirismo e chama outros convidados para tocar instrumentos que ajudam nessa concepção.

O resultado é um violino aqui (na faixa título), um cello ali (em “The Universe Is On My Side”) ou um acordeão acolá (em “Treacle & Tabacco”). A leve incursão com ritmos tradicionais escoceses, marca dos dois primeiros trabalhos, também reaparece em “The Last One Of My Kind” e “Trouble Your Door”, permitindo também um pequeno flerte com o country nessa última, umas das grandes faixas do registro que conta com Hannah Fisher compartilhando os vocais no refrão.

E a sonoridade mais encorpada mencionada antes também pode ser retratada em faixas como “Traveling Light”, onde o pop assume a batuta ou em “I Know Where I Went Wrong”, onde se permite quase um rock rápido se no lugar dos violões, fossem guitarras. No entanto, o melhor momento de “Listen To Keep” fica com a perfeição de “Build It To Break”, que tem a ajuda do piano e dos vocais de Natalie Farmer, assim como a guitarra e os vocais de Sebastian Brice em uma canção prodigiosa.

Com a parada do Idlewild, Roddy Woomble começa a chegar próximo de um destino que nunca é fácil para aqueles que se arriscam sozinhos depois de bons discos com uma banda. Esse destino, parada dos sonhos de qualquer músico nessa situação, é ultrapassar a carreira prévia em qualidade e inspiração. Pelo que mostrou até agora, isso não é nada impossível, e para chegar até lá, ele vai levando sua missão disco a disco de um modo brilhante e carregado de beleza e de emoção.

Nota: 8,5


Textos relacionados no blog:
- Música: “The Impossible Song & OtherSongs” (2011) – Roddy Woomble

Assista “Trouble Your Door” em versão acústica:



Nenhum comentário: