sexta-feira, 4 de novembro de 2005

Rolling Stones - Exile on Main Street - 1972

Essa semana rolou por aqui um clássico mais que absoluto. Estamos falando de “Exile on Main Street” do Rolling Stones. Esse disco duplo (que em CD , ficou só um) de 1972 é o redentor da carreira da banda e delineou todo o seu futuro. Apesar de nessa época já serem famosos, de terem feito musicas do quilate de “Simpathy For The Devil” e “Street Fighiting Man”, de já terem gravado um outro discaço , “Beggars Banquet” (O Banquete dos Mendigos) de 1966, os Stones ainda não haviam se livrado da incomoda pressão de serem sempre comparados aos Beatles.

Então em 1972, se trancaram por mais de oito meses (o “Exile” do título), e fizeram um disco calcado no puro rock n’ roll, mas bebendo influências como nunca do Blues e do Soul americano. Contando com a ajuda de um grande naipe de metais e com Mr. Nick Hopkins no piano, dando um vigor a mais a dupla de guitarras de Keith Richards e Mick Taylor, a cozinha sempre competente de Sir Charles Watts e Bill Wyman e a Mick Jagger no auge da forma, eles deram show.

Compuseram rockões como “Rocks Off” que abre o disco, “Happy” e “All Down the Line”, lembraram o Boogie Hoggie dos anos 50 em “Rip This Joint” e “Shake Your Hips”, emocionaram com o Soul de “Shine a Light”, “Soul Survivor” e “Loving Cup”, homenagearam o Missisipi em “Ventilador Blues” e acima de tudo fizeram clássicos como “Tumbling Dice”, “Sweet Virginia”, “Sweet Black Angel” e “Torn and Frayed”.

Discaço (com um trabalho visual impressionante) acima de qualquer suspeita, pra entender o porque dos Stones estarem juntos ate hoje e a sua importância dentro da musica mundial. Se você acha que a banda não passa de Jagger e Richards, em cima de um palco velhões cantando “Satisfaction”, mude urgentemente seus conceitos e perceba que isso que é ROCK N’ ROLL, sincero e belo acima de tudo.

Nenhum comentário: