domingo, 5 de abril de 2015

"Dois Irmãos" - Fábio Moon e Gabriel Bá

O escritor manauara Milton Hatoum nasceu em 1952. Em 2000 lançou o romance “Dois Irmãos” ambientando em Manaus que conta a história dos gêmeos Omar e Yaqub, filhos de pais com origem libanesa. O livro é um romance denso que narra um drama familiar de proporções amplas, um pequeno épico da literatura nacional. O diretor Luiz Fernando Carvalho finaliza uma minissérie sobre a obra para estrear esse ano na Rede Globo, com nomes como Juliana Paes e Antônio Fagundes no elenco, porém, antes disso “Dois Irmãos” chega às livrarias em formato de graphic novel.

Os irmãos (e também gêmeos) paulistas Fábio Moon e Gabriel Bá trabalharam por quatro anos na adaptação para os quadrinhos. Essa adaptação foi lançada recentemente pela Companhia das Letras, dentro do selo Quadrinhos na Cia., com 232 páginas, formato grande (18 x 24,5cm) e em preto e branco. A talentosa dupla já havia se aventurado na conversão literária com “O Alienista” de Machado de Assis, mas foi em trabalhos originais que exibiram sua vocação com maior classe, como atesta a admirável “Daytripper”, premiada edição 
lançada por aqui em 2011.

Ao recontar a história concebida por Hatoum, Fábio Moon e Gabriel Bá adicionam a mesma intensidade e fineza já demonstradas antes e cravam outro acerto na carreira, que não só honra a obra homenageada, como também agrega novo valor a esta, o que não é muito comum nesses casos. A trama se inicia na Manaus de antes da Segunda Guerra Mundial, nos anos 30, quando os gêmeos Omar e Yaqub brigam entre si com grave resultado e os pais decidem mandar um dos dois para o Líbano para que feridas sejam curadas. O retorno só ocorre depois da guerra e não surte o efeito esperado.

Omar e Yakub tem a própria guerra para travar e no meio dela inserem a mãe Zana, o pai Halim e a irmã Rânia, além de Domingas e o filho, criados na casa com eles. Cada personagem é confeccionado com cuidado redobrado e nenhum é repleto de bondades ou pode ser considerado como um herói. Da malandragem de Omar até a inteligência de Yakub, expõe-se os desejos extremamente protetores da mãe e a raiva contida do pai pelos filhos. Até a doce irmã Rânia que em deliberado momento se apresenta como suporte para a família, também tem segredos e desejos reprimidos.

“Dois Irmãos” terá lançamento no mercado norte-americano e europeu e é uma oportunidade para alavancar ainda mais a carreira dos envolvidos, tendo em vista o zeloso trabalho realizado. Com uma arte de planos abertos, traços límpidos e quadros sem conversa apresenta uma Manaus repleta de vida e de oportunidades, mas ainda sim escorada nos males de toda cidade. Carregada de ambiguidade e tons cinzentos, Fábio Moon e Gabriel Bá se apropriam com autoridade do texto de Milton Hatoum e demonstram que famílias são infelizes cada uma a sua maneira em todo tempo e lugar.

Nota: 8,5

A Companhia das Letras disponibilizou um trecho para leitura, aqui.

Textos relacionados no blog:
- Quadrinhos: “Daytripper” – Fábio Moon e Gabriel Bá

Assista a um vídeo sobre a obra:



Nenhum comentário: