segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

"Aniquilação" - Jeff Vandermeer

Existe um determinado espaço físico que o governo esconde do restante da população com medo do que lá se encontra ou mesmo por não saber muito bem o que é na verdade. Esse mesmo governo vive enviando expedições para essa região, expedições ora compostas por civis com habilidades específicas, ora por militares treinados, com o intuito de mapear melhor essa região e conhecer possíveis segredos. Pelo menos isso é o que se imagina, mas nunca dá para confiar muito em qualquer governo que seja, não é?

O escritor Jeff Vandermeer publicou lá fora no ano passado a trilogia “Comando Sul”, que tem em “Aniquilação” (“Annihilation”, no original), o primeiro livro da série. A Editora Intrínseca lançou aqui no Brasil também no ano passado esta parte inicial com 200 páginas e tradução de Braulio Tavares, sendo que os outros dois tomos também estão previstos para lançamento nacional em um futuro próximo (“Autoridade” e “Aceitação”, são eles). Os direitos da obra já foram vendidos para a Paramount Pictures para uma adaptação cinematográfica.

“Aniquilação” é uma amálgama de vários estilos. Primeiro, na superfície, trata-se de uma aventura básica onde um grupo entra em um local perigoso e misterioso com uma missão específica para cumprir. Contudo, ao ultrapassar essa superfície invade outros campos como a ficção científica (na essência é realmente isso), o terror e o drama psicológico, além de atirar levemente em abusos de autoridade governamental representado principalmente pela falha de informações e omissões de alguns temas.

No livro conhecemos aquela que é 12ª expedição para o setor de acordo com os militares. A Área X, como é denominada, dessa vez é adentrada por um grupo representado por uma bióloga (que serve como narradora dos fatos), uma psicóloga (a chefe), uma topógrafa e uma antropóloga, quatro mulheres fortes, mas bem diferentes entre si, que em primeiro lugar precisam se dar bem para que a missão tenha sucesso. Entre mentiras, medos e alucinações, esse pequeno time percebe que nada é como lhe falaram e a aventura em si tem realmente começo.

Jeff Vandermeer é um autor premiado, já teve seus livros anteriores traduzidos para vários idiomas e recebeu três Word Fantasy Awards, além de indicações para os prêmios Hugo e Nebula, mas ainda é pouco conhecido no país (foi publicado aqui apenas a partir de 2012). “Aniquilação” serve para melhorar isso e mostrar um escritor com domínio do suspense e da habilidade de prender o leitor, mesmo explorando temas já meio cansados, e isso não é fácil. Por tudo isso é um bom livro, mas que com a direção certa deve render muito mais na tela do cinema.

P.S: Como já escrito, ainda tem dois volumes a serem publicados e só depois deles é que pode-se ter na realidade uma análise final sobre a trilogia.

Nota: 7,0

A Intrínseca fez um hotsite para o livro: http://www.intrinseca.com.br/aniquilacao




Nenhum comentário: