terça-feira, 20 de maio de 2014

"Capitão América 2: O Soldado Invernal" - 2014

Dois anos após a invasão alienígena retratada em “Os Vingadores”, Steve Rogers já está mais acostumado com o mundo atual e faz o que pode para se manter atento as novidades desse mundo. Como sempre foi um soldado e só sabe funcionar como um seguidor de ordens, está a serviço da S.H.I.E.L.D e, por conseguinte, a serviço de Nick Fury. Na sua cabeça, porém, mesmo que ele entenda que o mundo não é mais tão preto e branco como era, ainda assim faz-se crer que está a serviço do seu país primordialmente.

É esse o cenário de entrada de “Capitão América 2: O Soldado Invernal”, o novo filme sobre o herói estrelado que mais uma vez é interpretado por Chris Evans. A película tem a direção da dupla Joe Russo e Anthony Russo, profissionais com um trabalho mais intenso na televisão em séries como “Commnunity”, e roteiro dos mesmos Stephen McFeely e Christopher Markus (de “Capitão América - O Primeiro Vingador” de 2011), baseado na história desenvolvida nos quadrinhos pelo habilidoso Ed Brubaker.

Se o primeiro bom filme tinha certa missão em preparar o terreno para “Os Vingadores” de 2012 e acabava se atrapalhando um pouco por conta disso, não vemos esse problema agora em 2014. O cenário pós-invasão é perfeito para o desenvolvimento de um roteiro que antes de um ser uma “história de super-herói” é uma narrativa de espionagem, traição, ganância, descobertas e afirmações. É por causa principalmente disso que acaba sendo mais um dos grandes acertos da Marvel na transposição das suas obras para o cinema.

Sem meio saber no princípio as razões e as causas dos acontecimentos a sua volta, o Capitão América se vê atrelado a contradições (precisa quebrar as regras) e sem poder confiar em ninguém. Depois de uma missão junto com a Viúva Negra (Scarlett Johansson arrancando suspiros, como de costume), a S.H.I.E.L.D está na mira de uma invasão interna e o primeiro alvo é Nick Fury (Samuel L. Jackson, com papel decisivo finalmente). Conforme a agência mundial de segurança vai ruindo, novas revelações e parcerias vão se consolidando.

“Capitão América 2: O Soldado Invernal” apresenta mais alguns personagens vinculados ao universo do herói e faz isso de maneira eficaz e sem fanfarra. Aparece o parceiro de sempre Falcão (Anthony Mackie, muito bem), a Agente 13 (Emily Vancamp), assim como os vilões Ossos Cruzados (Frank Grillo) e Batroc (o lutador Georges St. Pierre). Isso, além de trazer no elenco o grande Robert Redford como Alexander Pierce, Sebastian Stan irrepreensível como o Soldado Invernal e apresentar a HYDRA com a dose exata de megalomania.

Os diretores Joe e Anthony Russo, que também serão os responsáveis pelo terceiro filme da franquia, conseguiram fazer um trabalho quase sem falhas. Reuniram uma quantidade elevada de cenas de ações com intrigas e discussões internas sobre moral e dever. Até a série “Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D” que nos episódios da primeira metade era muito abaixo das expectativas geradas, se renovou e melhorou muito quando se alinhou aos eventos do filme. “Capitão América 2: O Soldado Invernal” entra no rol das melhores adaptações já feitas dos quadrinhos para o cinema. Com muito mérito.

Nota: 9,5

Textos relacionados no blog:

- Cinema: “Os Vingadores” – 2012


Assista a um trailer legendado: 


Nenhum comentário: