terça-feira, 27 de maio de 2014

18o. Festival Cultura Inglesa - 25 de maio de 2014 - Memorial da América Latina (São Paulo)

Para quem gosta de música não há maior satisfação do que ver uma banda ou artista que admira ao vivo. Não necessariamente aqui falo da idolatria barata e na maioria das vezes ridícula, mas sim daquela estima e carinho com canções que tiveram um papel representativo na sua vida em determinado momento. E ver os escoceses do Jesus And Mary Chain em ação causa esse tipo de satisfação em um bocado de gente que conheço, e também em mim.

O Jesus And Mary Chain é uma das bandas que mais escutei na vida e que me acompanhou desde o final dos anos 80 até hoje. Ir novamente para São Paulo assistir uma apresentação deles, dessa vez no Memorial da América Latina gratuitamente dentro do 18º Festival Cultura Inglesa, era uma missão que aparentava ser extremamente prazerosa e com grande carga de emoção. Para se ter uma ideia, no show de 2008 no Festival Planeta Terra lagrimei umas três ou quatro vezes, ato que só repeti outra única vez no show do Paul McCartney. Nem no R.E.M me comovi tanto.

Desculpem o tom pessoal do texto, mas obviamente ele não é uma resenha imparcial, bem longe disso. Voltando a exibição de 2008, que muita gente achou burocrática, eu sinceramente gostei muito, pois já esperava algo do tipo. O que importava ali era escutar as canções, e perto do palco com um som muito bom esse objetivo foi cumprido plenamente com meu envolvimento em um transe particular de quase uma hora. Agora em 2014, a espera era basicamente a mesma. Nada de peripécias ou simpatia no palco, apenas as canções em alto volume. Nada mais.

A banda entrou no palco um pouco depois das 19:30 e os mais de 12 mil presentes já haviam passado por algumas provações antes disso. Pelo menos, a maior parte. Cheguei cedo (e me arrependi muito disso depois) então tive que conviver com a chuva perturbando e diminuindo o ânimo, além de ver o show da Monique Maion cantando Amy Winehouse. Fica difícil passar para quem não viu o tanto que foi ruim e desesperador estar ali. Depois com a chuva continuando foi a vez dos galeses do Los Campesinos! subirem ao palco e fazer um show sem graça que só no final deu uma leve guinada.

Até esse momento a única coisa boa era a praça de alimentação com boas opções e a expectativa do show do Jesus. No entanto, quando os irmãos Reid entraram no palco e executaram as duas primeiras músicas, logo se percebeu que as coisas não sairiam bem. “Snakedriver” e “Head On” apareceram em versões insípidas e sem força. O som na frente do palco estava muito ruim (no final fui mais para trás e esse som melhorou bastante). “Far Gone And Out” indicava que as coisas iam fluir melhor, mas os irmãos começaram a brigar (Jim contra William), o retorno dava pau direto e várias falhas ocorreram.

“Normal para um show da banda”, você diria. Sim, normal, mas isso não quer dizer que seja legal e que a escala com que isso aconteceu não foi pouco a pouco minando o resto de empolgação que existia. No entanto, mesmo com os problemas ainda é fantástico ouvir coisas como “Teenage Lust”, “Some Candy Talking”, “Happy When It Rains” (onde incrivelmente a chuva retornou para a festa) e “Halfway To Crazy”. O bis foi a melhor parte e emendou boas versões de “The Hardest Walk”, “Taste Of Cindy” e “Reverence”, esta última fazendo retornar o sorriso ao rosto, o mesmo sorriso que era exibido no começo do dia.

A versão 2014 do Festival Cultura Inglesa teve um sério problema com a chuva. Por exemplo, mais de 7 mil pessoas não retiraram seus ingressos ou não compareceram. Uma pena. No mais, mostrou boa organização e fácil acesso. O palco que em outros anos havia sido de nomes como Franz Ferdinand, Gang Of Four e Magic Numbers, dessa vez serviu para que os irmãos Reid encantassem os fãs e quase que na mesma proporção, também os desapontassem. Esta sensação foi a que ficou no ar no final. Porém, sempre é bom ressaltar (e aqui é o lado fã que fala), que mesmo uma apresentação razoável do Jesus And Mary Chain ainda vale bem mais do que muito show que hoje é ovacionado por aí.

Foto retirada do site oficial do evento: http://festival.culturainglesasp.com.br

Textos relacionados no blog:



Nenhum comentário: