sexta-feira, 15 de novembro de 2013

VIII Festival Se Rasgum - Hangar - Belém (PA) - 14.11.2013

 
Depois de um dia com entrada gratuita na Estação das Docas com shows de Fragor, Coletivo Radio Cipó e Iconili, o 8º Festival Se Rasgum desembarcou no Centro de Convenções do Hangar para mais uma rodada de apresentações. Um espaço muito aconchegante, com fácil acesso (ainda que a saída continue um pouco problemática), ar condicionado no palco maior e com o palco secundário de frente para a cidade com um laguinho em volta, além de tudo muito limpo e organizado e bebidas a um preço extremamente acessível se compararmos com outros eventos da mesma natureza.

Com respeito ao horário (o que foi algo muito bem-vindo durante a programação, já que os atrasos foram administráveis e não teve nada daquelas longas esperas de algumas versões anteriores), o norte-americano Alex Minoff fez um show que ao acabar de tocar a última nota, muita gente já tinha se esquecido do que tinha escutado. Depois foi a vez dos locais do All Still Burns, que entre o peso do metalcore e algumas boas pitadas de melodia, fizeram um bom show e começaram a balançar um pouco o público.

Na sequência, o Baudelaries apresentou as canções do recém lançado disco “Charlie”, além de engatar com outras mais antigas como “Little Rino” e “She’s a Queen”. Com um trabalho novo muito bem feito, o powerpop do grupo começa a funcionar melhor ao vivo e provoca assim sorrisos na platéia. Depois de um grande show no Festival de 2010, o Projeto Secreto Macacos ganhou um horário melhor para sua exibição. Optando por um setlist menos pesado e com maior experimentação, o grupo novamente convenceu com sua proposta instrumental, se afirmando como uma das boas coisas que o estado tem hoje a oferecer. Um show robusto.


Caminhando para os últimos shows da noite, o paulista Pélico subiu ao palco do deck para apresentar principalmente as canções do excelente álbum “Que Isso Fique Entre Nós” de 2011. Começou de maneira meio tímida, mas a partir da terceira ou quarta canção a apresentação deslanchou em competentes versões ao vivo de músicas como “Levarei” e “Vamo Tentá”. Ao final dava para escutar ao lado comentários do tipo: “gostei, vou correr atrás para conhecer melhor”, o que é, afinal, uma das coisas bacanas de um festival.


Penúltima atração da noite, os baianos do Vivendo do Ócio já ganharam o público na primeira música, o que causou relativo espanto pela quantidade de fãs que vibravam a cada novo verso. O grupo que foi formado em 2006 e tem três discos na bagagem jogou para o público e se permitiu até a uma versão de "Xirley” da Gaby Amarantos. A proposta que mistura punk, emo, pop e um pouco de hardcore (com algum açúcar) não é das mais criativas ou instigantes e o show acaba sendo bem razoável, mesmo que a energia utilizada e os gritos dos fãs possam indicar o contrário.

A missão de encerrar o terceiro dia cabia a Tulipa Ruiz. Já com passagens anteriores pela cidade, a cantora dava sequência a turnê do disco “Tudo Tanto” do ano passado e fez uma apresentação impecável. A cidade de Belém presenciou em quase uma hora e meia uma artista com total domínio do seu ofício e no auge da carreira até agora. A devoção do público era recebida com uma simpatia suprema e retribuída em um vocal cristalino e hábil, braços voando do corpo, cabelos sendo esfregados pelo rosto e uma admirável capacidade de administrar a exibição dosando bem as canções e os climas entre uma e outra.

Entre a abertura e (o encerramento) com “É”, Tulipa Ruiz concebeu interpretações intensas de “Pedrinho”, “Víbora”, “A Ordem das Árvores” e “Expectativa”, além de uma arrebatadora “Só Sei Dançar Com Você”, com o povo entoando os versos através dos espaços do Hangar. No final, ainda se deu ao direito de descer do palco e trafegar pelo meio das pessoas que ali cantavam junto com ela. O terceiro dia do Festival Se Rasgum se encerrou assim, promovendo a tão sonhada comunhão entre um artista e seu público, envolvida por uma brilhante capa de qualidade e competência. Marcante.

P.S: Todos as fotos retiradas do Facebook do evento: http://www.facebook.com/serasgum

Textos relacionados no blog:

- Shows: 6º Festival Se Rasgum(2011)   



Nenhum comentário: