sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

"Homem-máquina" - Max Barry


Em 2009, o escritor australiano Max Barry estava com um indesejado bloqueio criativo. Nada que ele começava a escrever conseguia se desenvolver. Ideias iam para a lixeira, roteiros de filmes não eram lidos e manuscritos entravam em gavetas para nunca mais ver alguma luz. Foi quando resolveu postar pedaços de uma nova história chamada “Homem-máquina” no seu site. A coisa foi fluindo, gerou interesse e recebeu vários pitacos de leitores que foram considerados no decorrer da trama.

A investida deu tão certo que em 2011 “Homem-máquina” ganhou edição física lá fora (com várias diferenças em relação a versão online) e no ano passado a Editora Intrínseca publicou aqui no Brasil. Com 288 páginas e tradução de Fábio Fernandes é o terceiro dos quatro livros do escritor a ser lançado em terras brazucas (os outros são “A Companhia” e “Eu S/a”). Nele, o autor cria um romance que usa a ficção científica como base em paralelo com um bem-humorado thriller de conspiração.

O personagem principal é o Doutor Charles Neumann, um engenheiro que trabalha na conceituada empresa de ciências Futuro Melhor. Na verdade, ele não sabe muito bem o que constrói na empresa e nem onde essas invenções são aplicadas. Mas, isso não o impede de ter uma posição de destaque dentro do laboratório que mais parece uma prisão. Sem qualquer vestígio de vida social, ou seja, sem nenhum amigo, contato com família ou namorada, tem como companheiro o moderno celular.

É esse celular que em uma passagem inicial divertidíssima leva ao acidente de trabalho que lhe custa uma das pernas. Ao invés de olhar para isso como uma tragédia, o Dr. Neumann vê uma grande janela de oportunidades a partir do envolvimento da especialista em próteses Lola Shanks. Fascinado por máquinas e pela ideia de aprimoramento contínuo, ele dá partida a uma busca tresloucada e sem limites pela perfeição, pela ideia de um corpo funcionando com partes melhores e menos frágeis.

É meio óbvio que essa busca vai resultar em um tremendo desastre. Como afirmava o filósofo francês Voltaire, “toda perfeição é um defeito” e isso fica bastante claro para o leitor, mesmo que para o Dr. Neumann isso não seja assim tão visível. Enquanto encaminha seu personagem para um destino praticamente sem retorno, Max Barry faz uma zombaria inteligente sobre o apego exercido nos nossos tempos com a tecnologia, o que gera vícios e neuroses e resulta em pensamentos malucos de poder e necessidade.

Na segunda metade, “Homem-máquina” amplifica essas neuroses e é conduzido por outros caminhos, como a relação entre o personagem principal e os interesses da empresa com um olhar mais focado na área militar governamental para as invenções que vão surgindo. O escritor ítalo-americano Felice Buscaglia dizia que a “ideia da perfeição o assustava”, já para Max Barry a caça por essa perfeição gerou um livro interessantíssimo, que consegue ser crítico e divertido ao mesmo tempo.

Tem uma pequena parte inicial para leitura (em inglês) aqui.

Nota: 8,5

Site oficial do autor: http://maxbarry.com       

Nenhum comentário: