sábado, 22 de dezembro de 2012

Quadrinhos - "Sweet Tooth - Depois do Apocalipse" e "O Inescrito"

 

Desde que a Editora Panini assumiu a publicação das linhas da DC e da Marvel no Brasil, é inegável o bom trabalho que vem sendo feito. Há de se discordar de alguns pontos como o tempo de atraso ainda vigente nas publicações maiores, ou a equivocada junção de títulos para formar o mix das revistas, resultando às vezes em boas séries esquecidas. No entanto, isso são detalhes dentro de um todo. No geral, o trabalho é bem realizado e cada vez está mais amplo.

O selo Vertigo da DC é um dos que vem recebendo os melhores cuidados e a prova disso são dois recentes lançamentos inéditos por aqui. O primeiro é “Sweet Tooth – Depois do Apocalipse” de Jeff Lemire, e o segundo é “O Inescrito” de Mike Carey e Peter Gross. Os dois encadernados apresentam as cinco primeiras edições de cada, originalmente publicadas no decorrer de 2009 inicialmente. “O Inescrito” ainda ganha alguns textos e mais extras de esboços como bônus.

O primeiro volume de “Sweet Tooth” é “Saindo da Mata”. Nele, Jeff Lemire conta a história de uma terra sofrida, após quase todos os humanos serem extintos devido a uma infecção generalizada. As crianças que agora nascem no planeta são híbridos de humanos e animais. O foco está no jovem Gus (que carrega traços de cervo na anatomia), que depois de ver o pai falecer começa a ser caçado, pois a espécie dele é altamente valorizada nesse mundo novo. É quando entra o velho Jepperd.

Jepperd é um homem forte, que por razões bem próprias, resolve salvaguardar a vida de Gus e conduzi-lo a uma reserva para sua espécie. Nessas primeiras edições a série ainda se apresenta e exibe cores escuras e boas passagens de ação, tratando praticamente de sobrevivência e busca de identidade. Quem já leu mais (através de importados ou dos sites de scan da rede), sabe que tudo engrena a partir dessas primeiras revistas, ganhando contornos mais dramáticos. Vale a espera.


“O Inescrito”, por sua vez, já começa apoderando-se do leitor. Mike Carey e Peter Gross apresentam Tommy Taylor, um jovem que vive do sucesso do desaparecido pai, um escritor responsável por uma franquia de extremo sucesso com um jovem bruxo, onde o filho foi o molde para a criação. A história do jovem bruxo é uma alusão direta a Harry Potter, e rende algumas tiradas inspiradas, enquanto também é usada para uma crítica das adorações extremas da sociedade.

Viajando pelo universo da literatura e fazendo desse universo a afiada faca que corta a linha entre fantasia e realidade, “O Inescrito” é original dentro da prerrogativa a que se propõe. Com direito as fantásticas capas de Yuko Shimizu abrindo as edições, viajamos por um mundo onde até o falecido escritor inglês Rudyard Kipling (mais aqui) serve como alavanca para o desenvolvimento da trama. E entre todas essas citações, temos um dos grandes trabalhos dos quadrinhos da atualidade. 


P.S: “Sweet Tooth – Depois do Apocalipse” tem 132 páginas e custa R$ 15,90. Já “O Inescrito” tem 148 páginas e custa R$ 18,90. Ambas primeiras edições podem ser encontradas em bancas de revistas.

Site da Panini direcionado ao selo Vertigo: http://hotsitepanini.com.br/vertigo



Nenhum comentário: