terça-feira, 18 de dezembro de 2012

"Astronauta Magnetar" - Danilo Beyruth

Em setembro de 2009, a Panini resolveu homenagear os 50 anos de carreira de Maurício de Sousa. A primeira tirinha dele foi publicada em 18 de julho de 1959 e a editora que trabalha com a Turma da Mônica nos últimos anos resolveu prestar um tributo a sua obra. Para tanto, chamou diversos artistas que participaram dos álbuns “MSP 50”, “MSP+50”, “MSP Novos 50” e “Ouro da Casa”. Dentre as criações de Maurício, o Astronauta foi um dos mais visitados. Nomes como Fábio Moon, Gabriel Bá e Renato Guedes fizeram suas versões do personagem lá em 2009.

A recepção de público e crítica foi tão boa que deu a origem a um selo chamado “Graphic MSP”, onde os personagens de Maurício de Sousa ganhariam versões em álbuns maiores, em histórias mais amplas, com um maior direcionamento também para o público adulto. O primeiro filho desse interessante projeto é “Astronauta Magnetar”, escrita e desenhada pelo paulista Danilo Beyruth (da premiada “Bando de Dois”), com cores de Cris Peter. O formato é grande (19x27,5cm) e conta com 82 páginas, incluindo textos explicativos e esboços de desenhos.

Na trama desenvolvida por Danilo Beyruth, o Astronauta aparece lidando de maneira conflituosa sobre a solidão a que se designou em troca das aventuras espaciais, em troca de conhecimento. Lembra-se do avô no começo e em determinado momento mais adiante vê amigos, família e a amada Ritinha refletidos na sua frente. A solidão, que sempre foi companheira nas histórias da Turma da Mônica, aqui aparece amplificada. Quando ele erra e bota a vida em risco na busca de estudar um fenômeno chamado magnetar, essa solidão chega com tudo.

No meio do nada (literalmente), o Astronauta precisa de toda força para não enlouquecer. É um náufrago em pleno espaço e para sair desta desconfortável e desesperada posição tem que usar seu intelecto e espírito aventureiro. Com a ajuda de cores fortes e proporcionando uma bela junção entre quadrinhos e roteiro, Danilo Beyruth coloca o leitor dentro do jogo, dentro do pequeno cosmo de angústia que o personagem está inserido. Drama e aventura andam lado e lado e mostram autoridade para agradar os leitores mais jovens, como também o público adulto.

Nota: 8,0

Site de Danilo Beyruth: http://evilking.net
Site de Maurício de Sousa: http://www.monica.com.br/mauricio-site

Matérias relacionadas no blog:

- “Bando de Dois” – Danilo Beyruth 


Nenhum comentário: