quarta-feira, 28 de novembro de 2012

"Completamente Idiota" - Tommy Jaud


O mundo está cheio de idiotas. Não tem para onde correr. Em alguma esquina de uma cidade qualquer você pode se deparar com um dos diversos tipos que existem. Longe de querer aqui enumerar tipos dessa criatura ou elaborar um estudo profundo sobre esse tema tão fundamental para a humanidade. Podemos apenas dizer que existem os idiotas realmente idiotas e aqueles que por algum distúrbio mental desconhecido pela ciência não param de fazer besteiras e tomar atitudes burras.

Usando esse tipo de “idiota do bem”, por assim dizer, o escritor e roteirista de tevê alemão Tommy Jaud lançou em 2004 o primeiro livro intitulado “Vollidiot”. Foi um êxito absoluto no seu país, vendeu mais de um milhão de cópias e virou um filme também de sucesso estrelado por um conhecido comediante nacional. Agora em 2012 a Editora Prumo resolveu lançar a obra em território brazuca com o título de “Completamente Idiota”, 240 páginas e tradução de Camila Werner.

O livro tem uma diretriz cômica declarada e usa um cara de quase 30 anos para servir de personagem principal. Simon Peters trabalha em uma loja de eletrônicos e celulares na cidade de Colônia e tem uns três ou quatro amigos dos quais não gosta muito. Além disso, não goza de muito prestígio com as mulheres. “Completamente Idiota” pega esse personagem em um momento de “crise”, digamos. Um momento onde todas as cagadas que sempre fez na vida se elevam a potência máxima e passam a provocar danos.

Durante o decorrer das páginas, Simon Peters vai aumentando gradativamente, degrau por degrau, a reputação de babaca. Corre atrás da namorada do melhor amigo, faz estripulias com o cartão de crédito do outro, joga cerveja em uma garota no show em que a convidou, invade uma casa para salvar uma burrada que fez no trabalho e em um jogo de futebol faz comentários desajustados (entre outras coisas) para o treinador do Schalke 04 em pleno camarote vip, no qual estava como convidado.

“Completamente Idiota” é um livro que tem bons momentos, apesar de parte das piadas ficarem um pouco deslocadas por causa da data original de publicação e o lançamento por aqui. Tommy Jaud não tem como objetivo tratar superficialmente de nenhum problema embutido no humor que exerce. Busca apenas divertir e consegue isso de modo razoável. Seu humor não é nada que já não foi visto antes, mas serve para tirar alguns sorrisos despretensiosos que serão esquecidos logo em seguida.

Nota: 5,0

Site oficial do autor: http://www.tommyjaud.de   


Nenhum comentário: