domingo, 28 de outubro de 2012

"O Exótico Hotel Marigold" - 2011


A vida passou e deixou para trás uma série de casos mal resolvidos, frustrações e arrependimentos. Ou então, essa vida passou com tanta alegria e entusiasmo que os dias atuais já não correspondem aquilo que se acostumou em outros tempos. De uma forma ou de outra, são esses dois lados que impulsionam sete idosos ingleses a irem para uma viagem com destino a um hotel na Índia, com o intuito de aproveitar a aposentadoria, curar-se de algum mal ou simplesmente perceber que ainda se está vivo.

“O Exótico Hotel Marigold”, filme de 2011 que está disponível em DVD no país, trata justamente disso. De uma viúva que dedicou praticamente todas as energias ao casamento até um juiz aposentado que carrega dentro de si uma imensa sensação de culpa, esses sete idosos rumam na direção das cores, barulhos e odores da Índia procurando um algo mais, nem que esse algo mais seja um simples alívio. E é entre solidão, tédio e desejo que esses estranhos tentam redescobrir novamente as alegrias perdidas.

Dirigido por John Madden (de “Shakespeare Apaixonado)”, o filme é baseado no livro “These Foolish Things” de Deborah Moggach, aqui adaptado pelo roteirista inglês Oliver Parker. No elenco, nomes de talento mais que comprovado como Judi Dench (“Notas Sobre um Escândalo”), Bill Nighy (“Simplesmente Amor”) e Tom Wilkinson (“Entre Quatro Paredes”), além de promessas como Dev Patel (“Quem Quer Ser Um Milionário?”) que interpreta o sonhador e atrapalhado dono do hotel que dá nome ao longa.

Ao chegar à Índia, os sete viajantes se deparam logo com um choque de cultura e tradições. Quando chegam ao hotel - que pela internet conquistou a todos com seus aposentos maravilhosos – vem o choque, pois o mesmo é decadente e com sérios problemas de infraestrutura. Essa colisão de expectativas é a deixa para guiar os bons diálogos e a irreverência que assume o controle na maior parte do tempo, esbarrando de leve na questão de identidade cultural (aqui pungente por se tratar de Inglaterra e Índia).

“O Exótico Hotel Marigold” é um filme agradável, com destaque para as atuações individuais e conduzido de modo tranquilo pela direção. Mesmo parecendo piegas em alguns momentos, não deixa de exibir um pequeno charme lá no fundo. Os personagens que ostentam uma idade avançada estão acima de tudo preocupados em se mostrar vivos, com medo de parecer obsoletos perante o mundo. À sua maneira, fazem pensar em como conduzimos nossas vidas e o que estamos fazendo nesse trajeto rumo ao nosso destino final.

Nota: 8,0

Assista ao trailer legendado:


Nenhum comentário: