sábado, 18 de agosto de 2012

"À Beira do Caminho" - 2012


Um olhar carrancudo e sem muita paciência. Um caminhão que rasga estradas mal feitas no interior do país. “A Distância” do Roberto Carlos tocando como trilha sonora ao fundo. É assim que o diretor Breno Silveira de “2 Filhos de Francisco” apresenta João, o caminhoneiro que é o personagem principal do filme “À Beira do Caminho” que estreou recentemente nos cinemas de todo o país.

O filme traz o excelente ator João Miguel (de “Estomâgo” e “Xingu”) no papel desse caminhoneiro amargurado e com fantasmas espalhados por todo o lugar. Abalizado por canções do Rei, oferece ao telespectador uma história de medo, culpa e reencontro não somente com si mesmo, mas também com o mundo a sua volta. A mão do diretor apresenta ótimas cartas para serem jogadas.

Ao jogar essas cartas é que o diretor Breno Silveira dá uma escorregada. A trilha sonora com canções conhecidas e que estão no DNA da população nacional é garantida e rende ótimos frutos, auxiliada pela trilha sonora original composta por Berna Ceppas. A fotografia dirigida por Lula Carvalho também acerta ao mostrar o Brasil do modo como é, com suas belezas e fraquezas tão peculiares e paradoxais.

No entanto, a partir do momento em que o solitário caminhoneiro vê a sua estrada atravessada por um garoto (o estreante Vínicius Nascimento) que anseia ir para São Paulo conhecer o pai que nunca viu, é que alguns deslizes são cometidos e tiram a potência que o longa poderia alcançar. O roteiro de Patrícia Andrade esbarra em frases óbvias (principalmente do garoto) e soluções novelescas.

Esses deslizes não transformam “À Beira do Caminho” em um filme ruim, pois ver alguém perdido se reencontrar é reconfortante, assim como extrair bondade sempre emociona. Porém, ao optar por uma maior facilidade de entrega retira-se da obra uma parte relevante, podendo ser definida assim com uma das frases mostradas nos pára-choques dos veículos do longa: “espere o melhor, prepare-se para o pior e aceite o que vier”.

Nota: 7,0

Assista ao trailer: 



Nenhum comentário: