domingo, 20 de maio de 2012

Séries: "Preamar"


A HBO cada vez mais se consolida no mercado norte-americano de geração de séries, com um aproveitamento qualitativo elevadíssimo. Como política própria, a empresa também busca produtos, em parceria ou não, que a identifiquem nos mercados explorados, como é o caso da HBO América Latina. Essa política já gerou bons frutos no Brasil com “Filhos do Carnaval” e “Alice” e se prolongou em outros países como México, Argentina e Chile.  

“Preamar” é a nova aposta do grupo e estreou dia 06 de maio, com exibições semanais às 21:00hs nos domingos. Criada por Estevão Ciavatta, Patrícia Andrade e William Vorhees, tem produção da Pindorama Filmes e roteiro assinado pelos criadores em conjunto com Jô Hallack. Na série trata-se principalmente sobre a derrocada de uma família bem-sucedida do Rio de Janeiro e a transformação que se faz imperativa para todos que estão envolvidos.

Tudo começa com João Ricardo Velasco (Leonardo Franco), um sócio de banco de investimentos que ostenta uma vida confortável e cercada por luxos. Reside em um prédio na Avenida Viera Souto em Ipanema, de frente para o mar e de todos os encantos da cidade maravilhosa. A família é composta pela esposa Isabel (a ótima Paloma Riani) e os filhos Fred (Hugo Bonemer) e Manu (Jessika Alves), com os quais o pai tem pouco contato real.

Em virtude de uma grande jogada financeira feita de modo equivocado, João Ricardo é “convidado” a sair do Banco e têm os bens confiscados, exceção feita ao prédio onde mora que está no nome da esposa. Sem muitas explicações dessa jogada, a trama coloca o patriarca pela primeira vez em muito tempo na rotina da família e ele passa a perceber que não conhece quase nada do funcionamento daquela casa, assim como dos desejos e aflições dos seus habitantes.

Sem saber como repassar a notícia, ele inventa uma desculpa qualquer e se prepara para manter as aparências e pensar nos dias vindouros. É quando percebe o grande mercado informal que se desenrola praticamente na porta da sua casa. Ajudado pelo servente Biu (Sóstenes Vidal), resolve aplicar seus conhecimentos para esses negócios e entra em contato com o dono do pedaço chamado Xerife (o experiente Ricardo Bonfim) e seu auxiliar Wallace (o cantor Mumuzinho).

“Preamar” apresenta uma jornada de descobrimento e aproveita para surfar um pouco nas ondas dos mercados de investimentos, como também tratar de relações pessoais, ambições e orgulho. No recheio disso coloca drogas, prostituição e transações questionáveis. Com um elenco composto na maioria por nomes desconhecidos, busca se encontrar em atuações ainda cambaleantes, mas com potencial de reverter esse quadro através da história, enquanto olha as belezas da cidade que lhe serve de abrigo.

Nota: 6,5


Assista a um vídeo sobre a série:



Nenhum comentário: