quarta-feira, 25 de abril de 2012

"Sonik Kicks" - Paul Weller - 2012


53 anos de idade com 40 deles dedicados à música. Durante 10 primaveras comandou o The Jam e passou mais 6 na frente do Style Council. Desde o começo dos anos 90 partiu para uma carreira-solo bem construída e que durante a última década rendeu 6 álbuns, sendo os dois últimos ótimos trabalhos (“22 Dreams” de 2008 e “Wake Up Nation” de 2010). Frenético e experimentalista para com a sua música, mantêm o novo como um recurso sem soar deslocado ou aproveitador. Assim é o inglês Paul Weller.

“Sonik Kicks” é o fruto recente dessa extensa carreira e nas 14 faixas em que se apresenta alcança o mérito de deixar o nível elevado, ainda que com algumas ressalvas aqui e ali. Na sucessão de bons registros gerados nas últimas temporadas, Paul Weller provoca uma nova incursão pela miscelânea de influências e ritmos que aprecia utilizar, partindo do rock inglês mais puro para depois percorrer eletrônica, jazz, instrumental, reggae e pop. Uma mistura que não azeda, mesmo que se produzam condições favoráveis para tanto.

Abre com a dançante e barulhenta “Green” com palavras soltas e frases curtas e desse ponto pode se dividir tudo em pequenos blocos. “Sleep Of The Serene” e “Twilight” habitam no campo daqueles breves interlúdios instrumentais. “The Attic” e “Around The Lake” são curtas, com teor pop camuflado, mas ao mesmo tempo urgentes e caóticas. No lado mais experimental temos a fusão de jazz com reggae na climática “Study In Blue” e o psicodelismo que pede passagem em meio as percussões de “Drifters”.

A categoria das baladas comparece com “By The Waters” e a bonita (porém, piegas) “Be Happy Children”. Já a devoção (que ele ajudou a criar, diga-se de passagem) pelo rock inglês vem com “The Dangerous Age”, “When Your Garden’s Overgrown” e “Paperchase”, que mostram um pouco da base usada pelo britpop. Não é a toa que Graham Coxon do Blur e Noel Gallagher colaborem em algumas faixas, além da já citada “Drifters” ter Steve Craddock do Ocean Colour Scene como parceiro de composição.

No contexto mais geral, pode-se afirmar que o ponto mais significativo de “Sonik Kicks” se situa na decisão de Paul Weller em continuar produzindo discos frescos e contemporâneos, sem remoer glórias passadas. As boas canções são filhas diretas desse posicionamento e isso vindo de um artista que tem pérolas na carreira como “All Mod Cons” de 1978 (com o Jam) e “Wild Wood” de 1993 (solo). Mesmo em uma idade perigosa, como cita em uma das faixas, ele prefere não se acomodar. A música agradece.

P.S: Existe uma versão deluxe do disco que traz outras boas faixas como “Starlite” e “Devotion”. Vale dar uma conferida.

Nota: 8,0


Assista a uma versão ao vivo de “The Attic”:



Nenhum comentário: