terça-feira, 20 de março de 2012

“Medianeras - Buenos Aires na Era do Amor Virtual” - 2011


São incontestáveis as barreiras que a internet quebrou (e quebra) na nossa vida. A possibilidade de estar conectado de modo instantâneo a qualquer pessoa do mundo e a facilidade de transpor informação talvez sejam as suas maiores virtudes. No entanto, essa mesma internet também serviu, por outro lado, para isolar ainda mais indivíduos que já não possuíam habilidade social, assim como encher de preguiça o corpo para fugir do confortável refúgio a frente do computador.

O filme argentino “Medianeras – Buenos Aires na Era do Amor Virtual”, que chegou recentemente em DVD trata sobre esse afastamento e essa solidão, encobrindo isto sobre os panos de uma relação amorosa de uma comédia romântica habitual. Porém, a maneira que o diretor e roteirista Gustavo Taretto trata esses temas na sua estreia cinematográfica, reside em um lugar remoto do mar de obviedades costumeiro e insere bom humor e um pouco de  reflexão a essa história comum.

No longa, Martín (Javier Drolas) passa basicamente todo o tempo em casa, trabalhando com os websites que cria e em cima dos quais ganha o pão de cada dia. Já Mariana (Pilar López de Ayala) é um arquiteta formada há dois anos, mas que nunca fez algo na sua área e sobrevive devido a um emprego de vitrinista nas lojas de Buenos Aires. Os dois saíram de recentemente de relacionamentos que não deixaram boas lembranças, apenas certo arrependimento pelo tempo desperdiçado em vão.

Para eles a internet é um alívio que serve como ocupação para também preencher os medos e fobias de cada um. Vez ou outra, uma forma diversa de alívio mais humana é arriscada, mas os resultados são desestimulantes. Usando as construções da cidade como metáfora para a sua situação, como também para a vida das pessoas em geral, os diálogos exercem uma análise sucinta sobre os modos atuais de convivência e faz com que, em determinada escala, o ouvinte se encha de pensamentos.

Com uma atuação sóbria dos atores e direção que flerta bem com maneirismos, “Medianeras” expõe dois momentos especiais com a música como pano de fundo. Primeiro com “True Love Will Find You In The End” de Daniel Johnston e depois com Marvin Gaye e Tammi Tarrel com o clássico “Ain’t No Mountain High Enough”. E deixa a impressão final de que como dizia o humorista Josh Billings “a solidão é um lugar bom de visitar uma vez ou outra, mas ruim de adotar como morada”.

Nota: 8,5

Assista ao trailer:



Um comentário:

Pistille disse...

Boa indicação! Gostei muito do filme. Tks.