sábado, 10 de março de 2012

"John Carter - Entre Dois Mundos" - 2012


O norte-americano Andrew Stanton já gravou seu nome na história do cinema contemporâneo. Escreveu e dirigiu as animações “Procurando Nemo” em 2004 (e ganhou o Oscar com ela) e a pequena obra prima “Wall-E” em 2008. Também ajudou nos dois primeiros longas da franquia “Toy Story” e em “Monstros S.A”, consolidando-se com um dos principais nomes do mercado. Com essa consolidação alcançada, decidiu ir para novos desafios.

“John Carter - Entre Dois Mundos” é esse primeiro desafio, um filme real (apesar de também ostentar muita computação gráfica e efeitos) e com atores de verdade baseado na obra de Edgar Rice Borroughs, escrita exatamente há 100 anos. Para adaptar o texto daquele que também criou o Tarzan, Andrew Stanton convocou o vencedor do Pullitzer em 2001, Michael Chabon e Mark Andrews, responsável pelo storyboard de “Homem Aranha”.

Empreendimento bancado pela Disney com zelo e tratamento vip em quase todos os setores, consumiu astronômicos 250 milhões de dólares no orçamento, o que por si só já prova a aposta que foi feita em um projeto que durante muito tempo pulou de mão em mão em Hollywood devido ao custo extremamente alto. Enquanto isso, outras obras semelhantes e até mesmo inspiradas em Edgar Rice Borroughs foram ganhando as telas ano a ano.

A história se baseia em Taylor Kitsch (de “X-Men Origens: Wolverine”), capitão deserdado do exército sulista em 1863, que não quer mais se envolver com ninguém e com nenhuma causa que se apresente. Por culpa de um poder mágico, ele acaba transportado para o planeta Marte (“Basroom” no filme) e lá se depara com outra guerra civil acontecendo entre duas cidades rivais, colocando no meio uma raça de seres simples, verdes e de quatro braços.

Com um trabalho visual laborioso e bem construído, que conta com nomes como Chris Corbould (“A Origem”) e Kevin Campbell (alguns “Harry Potter” na carreira) por trás das criações, o filme agrada bem aos olhos, como nas cenas feitas no Lake Powell em Utah representando o rio de Iss do planeta vermelho. Entretanto, essa é uma das poucas coisas que realmente satisfazem, em conjunto com as cenas de lutas e perseguições que são desenvolvidas.

No mais, “John Carter - Entre Dois Mundos” é um trabalho que não acrescenta nada a nenhum dos envolvidos, não tem relevância ou importância alguma. Isso, claro, olhando pelo lado da qualidade artística e não financeira (que deve dar bons frutos). Mesmo estimulando os olhos, subestima o cérebro e as ideias com chavões largamente utilizados anteriormente e um roteiro sem estímulo evidente. Andrew Stanton bem que poderia ficar sem essa no currículo.

P.S: O filme ainda tem atores como Willem Dafoe, Thomas Haden Church e Mark Strong no elenco.

Nota: 4,0

Assista ao trailer:



2 comentários:

Sandra disse...

Ótimo!

Rosinha Docinho disse...

ADOREI ESSE FILME!!! RECOMENDADO A TODAS AS IDADES!!!

ESPERO QUE TENHA A CONTINUAÇÃO!
ESSE FILME ESTA DE PARABÉNS!