domingo, 5 de fevereiro de 2012

"Os Descendentes" - 2012


Pegue a dupla Miles e Jack de “Sideways – Entre Umas e Outras” de 2004 e misture com o Warren Schmidt de “As Confissões de Schmidt” de 2002 e com o Jim McAllister de “Eleição” de 1999. Todos eles são personagens de filmes do norte-americano Alexander Payne, interpretados por Paul Giamatti, Thomas Hadden Church, Jack Nicholson e Matthew Broderick, respectivamente. Dessa mistura você provavelmente identificará algumas semelhanças com Matt King, o protagonista do novo trabalho do cineasta.

Esse protagonista é vivido (muito bem) por George Clooney nas paradisíacas paisagens do estado do Havaí, as quais “Os Descendentes” não cansa de mostrar. Afinal, quando se imagina o arquipélago de ilhas da região, logo vem a mente praias, sorrisos, surfe, férias e mulheres dançando graciosamente com colares coloridos no pescoço. Porém, para quem leva a vida por lá, os problemas e sofrimentos diários de qualquer cidade são os mesmos, independente se são amenizados por causa do visual ou do clima mais descontraído.

É fazendo contraponto entre a beleza natural e os dramas cotidianos, que Alexander Payne faz aquele que pode ser considerado como o seu melhor filme. A sua maneira de fazer cinema retorna mais precisa ainda, investindo como sempre nas pessoas e na maneira que elas arrumam para lidar (ou não) com as broncas que lhe aparecem diariamente, ou mesmo aquelas que caem do céu, como é o caso de Matt King, que de uma hora para outra vê a esposa (Patricia Hastie) definhar em uma cama devido a um acidente de barco.

Na verdade, a relação já não era lá essas coisas, uma vez que a maior preocupação do patriarca da família era o trabalho de advogado e a venda de uma imensa área virgem que envolve diretamente todos os parentes, que herdaram essas terras por conta de um casamento entre um homem de negócios e uma princesa nativa (daí o nome do filme). Agora, além de ter que não enlouquecer com o mundo, Matt King ainda precisa começar a cuidar de duas filhas (Shailene Woodley e Amara Miller), que mantinha uma delicada distância.

O roteiro feito em seis mãos pelo diretor com Nat Faxon e Jim Rash é baseado em novela do escritor Kaui Hart Hemmings e consegue envolver o espectador com as questões que apresenta de maneira sutil e silenciosa, assim como já visto em trabalhos anteriores. “Os Descendentes” equilibra bem a forte carga de emoção com algum humor ao atravessar as adequações, traições, medos, dúvidas, raivas e ganância que ostenta. No final, mostra que cada um carrega consigo uma quantia certa de dor, independente do éden ou inferno que habite.

P.S: O longa é do ano passado, mas estreou aqui em 27 de janeiro de 2012. Venceu 2 Globos de Ouro e está concorrendo ao Oscar em 5 categorias.

Nota: 9,0

Assista ao trailer:




Nenhum comentário: