segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Séries - "Grimm"

 
Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Cinderela, João e Maria, Rapunzel, A Bela Adormecida, O Flautista de Hamelin. Quantas vezes contos e histórias envolvendo esses nomes não passaram pela sua vida? Desde criança ouvindo dos pais até fazer o repasse posteriormente para filhos e netos. Esse universo fantástico é obra dos irmãos alemães Jacob e Wilhelm Grimm, que durante o século XIX resgataram essas fábulas do cotidiano e transformaram em algo mais.
 
Fundamentado nesse orbe de criaturas, mitos e fantasia, o canal norte-americano NBC construiu uma nova série chamada “Grimm”, criada por Stephen Carpenter (roteirista dos fracos “Um Tira Muito Suspeito” e “O Cara”) e o experiente David Greenwalt (de séries como “Angel” e “Buffy”). Nada que se pareça com o horroroso filme “Os Irmãos Grimm’, dirigido por Terry Gilliam em 2005 e que contava nos papeis principais com Matt Damon e o falecido Heath Ledger.
 
Aqui no Brasil a série passa no Universal Channel na segunda feira às 21:00hs e opta por uma vereda com bastante ação e um pouco de terror inserido. A trama se passa nos dias atuais na cidade de Portland, Oregon, USA, onde da noite para o dia o detetive Nick Burkhardt (o desconhecido David Giuntoli) descobre fazer parte de uma antiga seita que visa livrar o mundo de criaturas fantásticas e perigosas, que evidentemente são baseadas nas obras dos irmãos originais do título.
 
Todas essas criaturas usam uma carapaça humana para viver diariamente e só se revelam por completo para os olhos de algum descendente dos Grimm. Assassinatos, vinganças, pequenas conspirações e até mesmo a própria natureza “animal” desses seres, começam a fazer parte da rotina do detetive da homicídios em dupla com o parceiro Hank Griffin (Russell Hornsby de “In Treatment”). A série resolve também se aventurar pela vida pessoal de alguns desses personagens.
 
“Grimm” é um trabalho mediano para fraco, que no início não consegue convencer muito. A parte técnica mesmo não sendo excepcional é bem feita, mas esbarra nas concepções pouco vigorosas do roteiro e na falta de carisma de David Giuntoli, que além de ser um ator bastante ruim, não cria empatia com o telespectador. Serve para agradar somente quem gosta de um pouco de tosqueira, boas cenas de ação e mistérios com soluções visíveis para passar o tempo em um dia ruim.
 
Nota: 5,5
 
Site oficial da série:http://uc.globo.com/programas/grimm/  
 
Assista a um trailer:

Nenhum comentário: