quarta-feira, 12 de outubro de 2011

"Larry Crowne - O Amor Está de Volta" - 2011


“A mudança é a lei da vida”, já dizia John Kennedy, o famoso presidente estadunidense. Por quantas mudanças já não passamos desde o dia em que nascemos? Quantas vezes não foram necessárias mudar as rotas das coisas das nossas vidas? Mesmo que tais questionamentos soem bobos em um mundo onde o cinismo impera cada vez mais, eles não deixam de ser verdadeiros. Tem horas que é preciso dar uma parada, recomeçar, seguir uma nova trilha em busca de dias mais amenos. 

“Larry Crowne - O Amor Está de Volta”, o novo filme de Tom Hanks, trata em sua essência sobre isso. O ator que volta a direção depois de “The Wonders – O Sonho Não Acabou”, também faz o papel principal e escreve o roteiro em parceria com Nia Vardalos (“Casamento Grego”). Mais superficialmente temos uma comédia romântica, mas o que na verdade está sendo passado é o desejo de deixar a vida um pouco melhor, mesmo que esse desejo se forje e nasça de modo involuntário.

Larry Crowne é um funcionário dedicado e de bem com o que faz. Porém, para sua surpresa, em uma reestruturação da rede de comércio onde trabalha, descobre que está demitido. O motivo? Falta de um curso superior é o que se alega, mas por trás disso na verdade está a crise que os EUA atravessam nos últimos anos. Essa crise é explorada constantemente pelo roteiro, mostrando ainda que de modo bastante brando, o grande buraco que os estratagemas financeiros cavaram.

O personagem que Tom Hanks interpreta com a usual categoria, é uma grande junção de vários outros. Nele se encontram pequenos pedaços de papéis do ator em filmes como “Forrest Gump”, “Quero Ser Grande”, “Mensagem Para Você” e “O Terminal”. É aquele cara bom moço, sonhador e que dentro de si carrega a vontade de viver novamente um amor. E é esse amor que Larry encontra ao entrar na faculdade na figura da sua professora de oratória Mercedes Tainot (Julia Roberts).

Julia Roberts (bela, como sempre) é o outro extremo de um elenco que sem ser brilhante consegue imprimir um bom ritmo ao longa. A vida dela também grita desesperadamente por alguma mudança, pois o casamento cada vez mais se encaminha a passos fortes para o brejo e a vida profissional é tocada sem o menor tesão. É o tipo de pessoa que a rotina parece que atropelou sem piedade enquanto passava. Quando Larry entra na sala para ser seu aluno, o jogo começa devagarzinho a mudar. 

“Larry Crowne - O Amor Está de Volta” é um filme bem comum, com obviedades em boa quantidade e fórmulas reutilizadas pela enésima vez. No entanto, mesmo sendo uma comédia romântica tradicional traz no seu cerne um pequeno toque a mais. Dependendo do estado de espírito e do momento em que o espectador está passando, consegue deixar uma marca interessante. Pode-se até classificá-lo de tolo ou banal, mas mesmo que não se admita externamente, ele faz um baita sentido.

Assista ao trailer:



Nenhum comentário: