sexta-feira, 5 de agosto de 2011

"Rod Stewart And Faces – The Final Concert with Keith Richards" - 2011


O Faces foi uma banda interessante dos anos 70. Juntou um timaço durante alguns anos. Rod Stewart no vocal, Ronnie Lane no baixo e guitarra, Ron Wood na guitarra, Ian McLagan no piano e Kenney Jones na bateria. Lançaram bons álbuns Como “First Step” de 1970 (com uma capa excelente), mas por volta de 1975 resolveram acabar. Ronnie Lane já havia saído do grupo, Ron Wood estava encaminhado no Rolling Stones e Rod Stewart fazia sucesso na carreira solo.

O Dvd “Rod Stewart And Faces - The Final Concert with Keith Richards” resgata o momento de despedida. Lançado lá fora em 2000, desembarca esse ano em terras nacionais por conta da Novodisc Mídia e Ivy Video com um preço acessível e um projeto gráfico bacaninha. O show pega a banda em uma noite boa e como o título já diz tem a presença do guitarrista dos Stones em algumas faixas, apesar de não contar mais com Ronnie Lane (Tetus Yamauchi já havia assumido o baixo).

O áudio e a qualidade das imagens deixam um pouco a desejar, mas podem ser relevados se assim se quiser, pois é só levar em consideração a época em que foi gravado. O Dvd também não traz legendas ou opções de som, muito menos bônus especiais. Essa roupagem é realmente fraca e não consegue agregar ao produto novos valores além da música. Mas aí é que reside o detalhe maior da história. A música em questão vale o investimento e acaba bastando sozinha.

O repertório do show traz 12 músicas (e surpreendentemente não tem hits como “Stay With Me” e “Richmond”) e foca no repertório dos integrantes, além de algumas covers ocasionais. Da banda mesmo, apenas “You Can Make Me Dance, Sing or Anything” marca presença em uma versão balançada. O repertório de Rod Stewart comparece com pérolas como “It’s All Over Now”, “Angel”, “You Weart It Welll” e “Maggie May”, essa última cantada em uníssono com a platéia.

A banda bem que tentou fazer uma produção melhor para o evento e investe em um pequeno grupo de cordas (que funciona pouco) e efeitos como uma chuva de papel que acaba rendendo momentos constrangedores para os músicos durante a execução de "Twistin' The Night Away". Engraçado ver como o conceito de superprodução se transformou no decorrer dos tempos e hoje qualquer banda furreca acrescenta os mais diversos upgrades para ocultar suas fracas canções.

No decorrer do espetáculo apesar do maior nome ser Rod Stewart, quem controla o show é Ron Wood. Solando muito, consertando erros e ditando improvisos, mostra o competente músico que sempre foi. Ao lado de Keith Richards, comparsa de tantos anos vindouros, executa boas faixas como “Sweet Little Rock And Roller”. “Rod Stewart And Faces - The Final Concert with Keith Richards” tem seus deméritos técnicos e de modernidade, mas convence bem os amantes da música.

Um site sobre a banda: http://www.the-faces.com

Assista "Twistin' The Night Away": 

Nenhum comentário: