terça-feira, 30 de agosto de 2011

"Keeper" - John Doe - 2011


No final dos anos 70, John Nommensen Duchac andava em Los Angeles na Califórnia em meio ao movimento punk. Junto com o amigo Exene Cervenka fundou o X, banda que até hoje se mantêm na ativa, mesmo que de modo bem tranquilo se comparado ao universo do punk de outrora. John, mais conhecido como John Doe (que na gíria americana representa algo como um Zé Ninguém), evidentemente cresceu e agregou diversos outros gostos musicais, que podem ser ouvidos na carreira solo desde “Meet John Doe” de 1990.

“Keeper” é o mais novo registro dessa carreira (o nono da discografia) e mostra um músico bem consigo mesmo e surpreendentemente feliz, visto o teor das novas canções. Para quem bradava ordens comportamentais e até mesmo políticas na época do punk e lançou discos pesados como “A Year The Wilderness” de 2007, as letras realmente geram um novo sentimento. Um grande exemplo disso é o amor que a bonita balada country-folk “Don't Forget How Much I Love You”, exibe logo na primeira faixa.

Com lançamento novamente pelo selo Yep Roc e produção de Dave Way (Macy Gray e Fiona Apple), “Keeper” traz um grande número de músicos experientes tocando ou cantando nele. Amigos de John Doe como Don Was, Steve Earlin, Patty Griiffin e Cindy Wasserman batem o cartão. O resultado é um disco repleto de canções bem tocadas, que usam o folk, o rock clássico e o country como estilos condutores. Músicas no geral que exibem um clima positivo, mesmo em baladas mais densas como “Little Tiger” e “Lucky Penny”.

É uma balada, aliás, que rende um dos momentos mais interessantes. Em “Moonbeam” de Earl Jackson (a única não assinada por Doe no registro), ele canta com a autoridade que impressionou em canções como a releitura que fez para “Pressing On” de Bob Dylan para a trilha sonora de “I’m Not There” de 2007. Mas nem só de calma vive o trabalho, como pode se atestar pela enérgica e com ecos do punk “Never Enough” ou o country voraz de “Painting The Town Blue”, uma parceria com o amigo Exene Cervenka.

“Keeper” é um bom disco, que não traz no corpo maiores assombros ou faixas excepcionais. É indicado para quem gosta de artistas como Tom Petty, Bruce Springsteen e Jackson Browne. São 12 canções feitas para o cidadão médio, aquele que não se deslumbra com brilhantismos gratuitos e não corre avidamente atrás das novidades estampadas nas capas dos jornais, tocadas por um velho soldado que já lutou algumas batalhas na vida e depois de um bom tempo parece finalmente estar em paz com ela.


Assista “Don't Forget How Much I Love You” em versão somente com voz e violão:

Nenhum comentário: