domingo, 21 de agosto de 2011

"De Pai Para Filha - Marya Bravo Canta Zé Rodrix" - Marya Bravo - 2011


Zé Rodrix morreu em maio de 2009. Músico prolífico, que construiu carreira solo e fez parte de grupos como o Som Imaginário e o Joelho de Porco, além da eterna e produtiva parceria e amizade com Sá e Guarabyra. Junto com Tavito compôs “Casa no Campo”, que se tornou uma das grandes canções da mpb ao ser regravada por Elis Regina. Depois de abdicar da vida na estrada por um (longo) tempo, acabou voltando alguns anos antes de falecer.

Marya Bravo é filha de Zé Rodrix com Lizzie Bravo e foi atriz antes de encarar definitivamente a carreira de cantora com “Água Demais Por Ti” de 2009. Não que fosse uma iniciante, antes já tinha participado de projetos com Egberto Gismonti, Marisa Monte e Roberto Carlos, entre outros. Em 2011 ela resolve levar para o estúdio o show em homenagem ao pai que vinha executando. O resultado é o ótimo álbum “De Pai Para Filha”.

De todo o repertório existente foram sacadas 12 canções que abrangem quase todas as fases do pai e pesca momentos solos e com os companheiros de jornada. “De Pai Para Filha” tem um pé no rock clássico e mais básico, mas sem se prender a isso flutua entre o blues, a mpb e o pop. É um disco que sobreviveria mesmo se não fosse um tributo justificado, pois a nova roupagem apresentada pelas canções mostra vigor e energia próprias.

O disco tem a produção de Bruno Pederneiras e Pedro Garcia, que também integram a banda diretamente responsável pelo bom resultado do trabalho. Em cima das bases reinventadas, Marya Bravo canta com força e autoridade canções como o blues de “Roupa Prateada” ou a cadenciada “Hoje Ainda é Dia de Rock”. Até nas faixas mais conhecidas como a já citada “Casa no Campo” e “Mestre Jonas”, consegue ultrapassar o óbvio da interpretação.

Em outras como a belíssima “Eu Vou Comprar Esse Disco”, acompanhada inicialmente só pelo piano para depois receber a visita dos demais instrumentos, Marya Bravo resgata da memória um tempo em que a paixão pela música se apresentava de maneiras mais nobres. Lá ela canta “eu vou comprar esse disco que cada vez que eu escuto me dá um nó na garganta, talvez o cara que canta também se sinta sozinho”. Outra época, mesma intensidade.

“De Pai Para Filha” funciona em todas as músicas, coisa muito rara nos nossos dias. Além daquelas já comentadas anteriormente, experimente sacar outras como “Casca de Caracol”, “Primeira Canção da Estrada” ou “Eu Preciso de Você Pra Me Ligar” e teste o resultado. Com esse novo álbum, Marya Bravo além de fazer um trabalho forte e consistente, presta uma comovente homenagem para o seu pai, aquele que era latino americano e nunca se enganava.


Assista “Mestre Jonas” em versão ao vivo:

Nenhum comentário: