domingo, 17 de julho de 2011

"Volume 2: High and Inside" - The Baseball Project - 2011


O beisebol é um dos esportes mais amados pela população dos EUA, levando milhares aos estádios a cada temporada e provocando amores exaltados sobre os times da Major League, a principal divisão em disputa. Não é surpresa então achar no meio da música, fãs ardorosos do esporte e de times tradicionais como o Boston Red Sox, New York Yankees e San Francisco Giants, entre tantos outros.

Entre esses fãs estão Scott McCauguey (Minus 5, Tired Pony) e Steve Wynn (Dream Syndicate) que no meio de alguns jantares e bons vinhos se empolgaram em criar música tendo o esporte como referência. A história tomou forma em 2008 e junto com Peter Buck (R.E.M) e Linda Pitmon (Golden Smog) formaram o The Baseball Project, que em 2008 fez “Volume 1: Frozen Ropes And Dying Quails”.

O primeiro álbum foi muito bem recebido e trazia histórias envolvendo o beisebol com guitarras e muito bom humor em uma roupagem rock, com influências de pop, punk e bubblegum. Com o sucesso do trabalho, a ideia foi dando cria e este ano surge “Volume 2: High and Inside”, com a mesma pegada divertida da estreia, porém tendo como foco um pouco mais de letras pessoais em relação ao esporte.

Scott McCauguey e Steve Wynn também resolveram convidar mais amigos e abriram a porta para Craig Finn do Hold Steady (que canta a ótima “Don't Call Them Twinkies”), Ben Gibbard do Death Cab For Cutie, Ira Kaplan do Yo La Tengo e Chris Funk e John Moen do Decemberists. O resultado de tanta gente boa reunida é um prazeroso disco de rock feito com alegria, descompromisso e paixão.

É claro, no entanto, que o universo das letras funciona bem mais para quem conhece o esporte e está familiarizado com suas expressões, rivalidades e nomes de ídolos como Roger Clemens e Suzuki Ichiro. Mas isso não é extremamente necessário para que “Volume 2: High and Inside” seja agradável. A linguagem do rock é universal, ainda mais quando bem feito como este “home run” do Baseball Project.

Site Oficial:http://thebaseballproject.net

As letras dos 2 discos estão aqui (para entender melhor): http://lyrics.wikia.com/The_Baseball_Project

Assista “Don't Call Them Twinkies” ao vivo com Craig Finn: 

Nenhum comentário: