quinta-feira, 7 de julho de 2011

"The Beatles Vs. The Rolling Stones - A Grande Rivalidade do Rock' n’ Roll" - Jim Derogatis e Greg Kot


Mesa de bar em um dia qualquer. Várias cervejas na mesa e alguns amigos e amigas batem papo sobre os assuntos mais importantes do mundo envolvendo futebol, cinema, música, cotidiano, amores e coisas tão imprescindíveis quanto. Em determinado momento quando o assunto circula no jardim da música, surge uma pequena e didática discussão sobre a melhor banda de todos os tempos. Beatles ou Rolling Stones? Os ânimos se acirram um pouco, diminuem com mais uma bebida e não se chega a conclusão nenhuma.

Você provavelmente já se deparou com alguma discussão desse tipo. Se não foi entre Beatles e Stones, foi entre R.E.M e U2, Legião Urbana e Engenheiros, Nirvana e Pearl Jam, Led Zeppelin e Black Sabbath, ou qualquer coisa que se equivalha, até mesmo quando certa vez houve diversos argumentos afirmando com total veemência que a melhor banda do mundo era uma que você nunca ouviu falar. Todavia, nesse relevante tipo de discussão, quase que sempre o assunto viaja pelos ícones ingleses fundados no decorrer dos anos 60.

Utilizando essa premissa, dois jornalistas, escritores e radialistas norte americanos resolveram finalmente provar por A + B quem foi (ou é) maior. “The Beatles Vs. The Rolling Stones - A Grande Rivalidade do Rock' n’ Roll” foi elaborado por Jim DeRogatis e Greg Kot e ganha edição nacional nesse ano pela Editora Globo em formato grande (28 x 24 cm) e 194 páginas. Nessas páginas são expostas fotos fantásticas sobre as duas bandas, além de pôsteres de shows, capas de discos, reproduções de badulaques e outras coisas do tipo.

Não dá para encarar o livro como uma obra essencial ou realmente séria, apesar de que os autores no meio das suas discordâncias e dissertações tratem mais ou menos assim. Não é uma obra indicada para quem quer conhecer mais sobre as bandas e sim para aqueles que já conhecem e são apaixonados pela sua música e tudo que lhes é inerente. O trabalho visual é impecável e a questão que empresta o nome ao título tenta ser solucionada por meio de oito capítulos que vão entre comparações de discos e instrumentistas.

No livro são espelhadas as conversas dos autores sobre temas que vão fazer você levantar e esbravejar algumas vezes por conta das opiniões emitidas e “infâmias” cometidas. Quando a discussão invade o terreno dos álbuns duplos e dos bateristas, por exemplo, razão não faltará para isso. “The Beatles Vs. The Rolling Stones - A Grande Rivalidade do Rock' n’ Roll” é supérfluo, não dá para classificar de outra forma, no entanto é tão bonito e prazeroso de ser lido que é uma daquelas besteiras que vale a pena ter na biblioteca.

Mas e você? Preferia ser um Beatle ou um Stone?

Sobre Jim Derogatis: http://www.jimdero.com

Sobre Greg Kot: http://www.gregkot.com


Sobre o programa de rádio “Sound Opinions” que os dois apresentam no EUA (inclusive com download de podcasts): http://www.soundopinions.org

Nenhum comentário: