terça-feira, 17 de maio de 2011

"Dynamite Steps" - The Twilight Singers - 2011


Angústia. Tensão. Desespero. Dor. Essas palavras sempre se mostraram presentes na música do norte americano Greg Dulli, seja na frente da sua ex-banda Afghan Whigs, no projeto chamado The Gutter Twins ou no atual trabalho, o Twilight Singers. O que começou como uma espécie de fuga da primeira banda nos anos 90, chega agora em 2011 para mais um disco que tem a missão de suceder o ótimo “Powder Burns” de 2006.

“Dynamite Steps” é lançado pela Sub Pop Records e mostra um Greg Dulli em excelente forma. Gravado em diversas localidades traz novamente os amigos Scott Ford (baixo) e David Rosser (guitarra) na escolta, além de contar com algumas participações especiais como a da multi instrumentista Petra Haden, como também do velho parceiro Mark Lanegan em “Be Invited” e da cantora Ani DiFranco em “Blackbird and The Fox”.

A sonoridade demonstra as influências do rock alternativo americano em conjunto com a paixão pelo blues e soul, costumeiramente usado nos trabalhos anteriores. É uma massa compacta de sons, vocais, distorções e climas que na sua desordem converge em uma forte harmonia. Já na faixa de abertura “Last Night In Town” aparecem teclados, anos 80, backing vocais incoerentes e passagens etéreas para adotar um ritmo caótico e dançante.

Junte-se a essa sonoridade as letras de Greg Dulli, que frequentemente são necessárias para um entendimento maior do trabalho. Em “Dynamite Steps” isso não é diferente. Na já citada “Be Invited” corações são quebrados, enquanto “Waves” traz um jogo perdido e sem fim. Em “Blackbird and The Fox” temos o aviso que a cidade está queimando, um cenário que se completa com a sombria “She Was Stolen” e o baixo astral de “Get Lucky”.

O tom poucas vezes demonstra algum resquício de redenção futura e mesmo quando isso aparece é fraco e inodoro como em “The Beginning Of The End”. Inserido neste clima apresentado sobreviver parece uma árdua tarefa, ainda mais quando a faixa título que encerra o disco bota tudo realmente a prova com versos como “em um céu negro/onde os sonhos colidem/empurre a sua fé de lado/e perceba que você não pode mentir”.

“Dynamite Steps” exibe em seu corpo ainda duas sérias candidatas a melhor música do ano. A dobradinha “On The Corner” e “Gunshots” é uma mostra poderosa do que Greg Dulli é capaz de proporcionar, da união entre estranho e belo que consegue fazer como poucos. Ele pode até afirmar que nunca viu nenhum diabo na vida (como diz em uma das canções do álbum), mas não há dúvida que são seus demônios pessoais que o impulsionam.

Nenhum comentário: