segunda-feira, 18 de abril de 2011

"Ultralafa" - Daniel Lafayette

Um mágico fica triste e inconsolável quando é deixado em pleno palco pela assistente. Um homem das cavernas sente uma dor no coração quando tem que se separar de um osso, pois o usou em uma briga e ele ficou só sangue. Uma cerveja se empolga em uma mesa de bar jurando que é a saideira, enquanto as outras cervejas da mesa tiram barato desse desejo, afirmando que ela não é nem de perto a saideira.

A desilusão que se serve nas curtas histórias contadas acima está sempre acompanhada de um humor inconveniente e permeia boa parte de “Ultralafa”, o álbum em quadrinhos que o carioca Daniel Lafayette lança esse ano pela Barba Negra com 176 páginas. As tirinhas vem em uma roupagem gráfica bacana e com tons coloridos dando vazão para as idéias perturbadoras e muito divertidas do seu autor.
Mas não é somente desilusão que se serve em “Ultralafa”. Dividida em três “atos” (Dia a Dia, Mundo e Mundo Paralelo) o livrinho traz outras facetas. Um humor meio sacana está em tiras como a da tartaruga que está jogada na fossa, mas se anima e pede uma cerveja só para descobrir que só tem quente, ou da mulher que vende a alma para o diabo para comprar sapatos, mas estes não cabem no seu pé.
Daniel Lafayette também sente intenso prazer em sacanear personagens diversos da cultura pop para expor os seus pontos de vista. O Mickey leva um tiro, os Telettubies são uns cachaceiros incuráveis e os Ursinhos carinhosos não são tão doces assim. Já o Popeye rende uma tira engraçadíssima e bem sacada, enquanto Smurfs, Garfield e Dr. Octopus também são destronados em algum momento.
Daniel Lafayette produz em “Ultralafa” um livro extremamente engraçado e perspicaz. Com influência óbvia (e já exposta anteriormente) de nomes como Adão Iturrusgarai e Laerte guia seus estranhos personagens para situações pitorescas e constrangedoras, mas que ao mesmo tempo são mais rotineiras e comuns do que aparentam ser. Seus traços não perdoam ninguém, nem mesmo a si mesmo. Vale muito.
Blog do autor:
http://ultralafa.wordpress.com

Nenhum comentário: