sexta-feira, 22 de abril de 2011

“The Impossible Song & Other Songs” - Roddy Woomble - 2011

Depois do advento do cd e de todo esse mundo virtual que agora temos, fica difícil um disco te pegar logo pela capa. No entanto, quando se olha para a bela capa do novo álbum do escocês Roddy Woomble (Idlewild) já surge uma ótima impressão. Junte-se a essa primeira impressão o título “The Impossible Song & Other Songs” e lembre também de “My Secret Is Silence” o primeiro trabalho sozinho do músico em 2006.

Entre o disco de 2006 e o novo de 2011, Roddy Woomble trabalhou com sua banda e também envergou outro projeto junto com os músicos de folk Kris Drever e John McCusker que resultou no álbum “Before The Ruin” de 2008. Longe da cidade de Glasgow desde esse ano e morando em uma ilha com a família (onde o disco foi feito), o clima de paz, tranquilidade e certo otimismo parecem ser dominantes.

Para a nova viagem solo ele chamou o parceiro de banda Rod Jones (que fez um disco interessante no ano passado), além de Sorren Maclean e Jill O’Sullivan para lhe acompanhar nos vocais em algumas faixas. Woomble que sempre cantou muito bem, com a parceria feminina ao seu lado alcança pontos ainda mais bonitos. Violões, violas, pianos, banjos e bandolins se juntam a baixo e bateria para criar o clima das melodias.
Na abertura avisa-se que “um novo dia começou” e se instala um clima meio medieval que logo é cortado quando o vocal aparece. Também podemos ver essa ambientação em outras faixas como “Hour After Hour”. “Make Something Out Of What It's Worth” traz um belo piano ao fundo enquanto “Work Like You Can” fala sobre tomar o caminho certo e cresce quando a bateria entra, assim como ocorre na sessentista “Tangled Wire”.
O folk que dá a tonalidade do álbum demonstra outros contornos, como no indie pop magistral de “Roll Along” ou no folk rock de “Leaving Without Gold”. Em outras como “Living As You Always Have”, basta um violão para que Woomble preencha o ar com beleza. Em “New Frontier” o piano novamente conduz o tema e em “Old Town” temos pela primeira vez um ar mais pessimista, um pouco mais denso que o normal.
Porém, o melhor de “The Impossible Song & Other Songs” fica para o final. “Gather The Day” é daquelas canções que quase conseguem tocar o céu. O vocal dobrado com Jill O’Sullivan não pode ganhar adjetivos menores que sublime. E “Between The Old Moon” arremesa melancolia em doses fartas e belas para fechar um disco que na sua simplicidade e suave otimismo consegue por alguns minutos deixar o mundo um lugar melhor.
Site oficial:
http://www.roddywoomble.com

Um comentário:

Gustavo Milani disse...

Grande notícia, não sabia que o Roddy tinha soltado um novo álbum solo. Vou buscar!