domingo, 13 de março de 2011

"Mais Escuro Que a Meia-Noite" - Salvo Sottile

A máfia italiana já serviu de palco ou inspiração para dezenas de bons livros sobre o tema, tanto na esfera da descrição de fatos reais quanto na ficção. O maior deles muito provavelmente seja “O Poderoso Chefão” de Mario Puzo (até por conta de toda dimensão que tomou), mas outros ótimos exemplos também podem ser citados como “Cosa Nostra - História da Máfia Siciliana” de John Dickie ou mais recentemente “Gomorra” de Roberto Saviano.
Salvo Sottile é um jornalista italiano que alcançou sucesso no seu país graças ao primeiro romance “Maqeda” (não lançado por aqui), que inclusive está sendo adaptado para o cinema. Para o segundo trabalho optou em criar uma história de dois jovens mafiosos que acabam se tornando líderes dos Corleones, uma das grandes famílias da máfia. Para tanto, passeia por vários pontos distintos no tempo, narrando todo o universo em torno dos seus personagens.
“Mais Escuro Que a Meia-Noite” (uma expressão italiana) foi lançado em 2009 lá fora e chega agora aqui no Brasil pela Editora Bertrand Brasil, com 378 páginas e tradução de Ana Resende. Se analisarmos o livro pela questão da relevância que terá perante as obras citadas no primeiro parágrafo, o resultado não será dos melhores, pois se trata de um trabalho bem menor. No entanto, é uma boa história que traz picos de ação e de drama embutidos no seu corpo.
Os personagens principais são Nino Giaconia e seu cunhado Gaspare Occhiuzzo, que construíram as suas carreiras praticando atos de extrema violência contra quem pensava em lhes cortar o caminho. Depois de velhos e consolidados, eles são ameaçados por “pentitos” (integrantes da máfia que se transformam em testemunhas da polícia) e percebem o mundo a sua volta ruir perante as disputas normais de territórios, como também o ímpeto dos agentes da lei.
Baseado na cidade de Palermo, “Mais Escuro Que a Meia-Noite” é uma leitura agradável, apesar de comum e mesmo com os defeitos que carrega. Em certas passagens parece direcionada demais para o cinema, o que acaba deixando o ritmo um pouco prejudicado, como também não tem o poder de esconder seu final, revelando este bem antes do desejado. Não é o “romance sobre a Cosa Nostra que todos devem ler” como diz a contracapa, mas vale a leitura.
Site do autor: http://www.salvosottile.com

Nenhum comentário: