quarta-feira, 9 de março de 2011

"Fracasso de Público" - Alex Robinson

Filmes ou seriados que mostram o cotidiano de amigos lidando com seus problemas e relacionamento pessoal resultaram em bons trabalhos, como por exemplo, em “Friends”, um mega sucesso de público e crítica. Alex Robinson nasceu em Nova York (USA) em 1969 e logo se tornou um aficionado pela cultura pop e pelos quadrinhos em especial. Não demorou em usar as duas idéias para fazer um trabalho bastante elogiado por onde foi publicado.
“Fracasso de Público” foi escrito e ilustrado em preto e branco por ele e traz consigo o subtítulo “Heróis Mascarados e Amigos Encrencados”. Lançado na gringa em 2001 foi publicado aqui pela Gal Editora no ano de 2009 com 240 páginas. A editora paulista optou por lançar em volumes (o segundo saiu no final do ano passado) e o que comento aqui traz o primeiro bloco da história de jovens brigando para ser alguém enquanto tratam de seus “demônios”.
Mesmo tendo algumas voltas no tempo, a grande parte desse primeiro volume se passa na primeira metade dos anos 90, onde Sherman Davies um pretenso escritor que ganha a vida trabalhando em uma livraria e Ed Velasquez, que sonha em ser quadrinista, mas por enquanto trabalha na casa de ferragens do pai, tentam ganhar a vida. Entre amores e decepções, outros personagens vão sendo inclusos e montados em cima dessa dupla principal.
Em “Fracasso de Público” o autor consegue a proeza de tratar os seus personagens com a devida atenção, sem precisar ser chato alongando explicações ou navegando na superficialidade. A inserção de elementos da cultura pop, tão característico nesse tipo de obra, é feito de maneira saudável e bem dosada, sem soar pretensiosa ou enjoar demais. Vez ou outra no deparamos com o rosto de alguém conhecido retratado como um figurante qualquer.
O tom bem humorado e cínico esconde dramas que qualquer pessoa já deve ter passado um dia, além de ser uma crítica contundente sobre o mercado das histórias em quadrinhos e das empresas que ditam suas regras. Não é difícil se imaginar em algum ponto da vida, tendo basicamente o mesmo enredo de história, por mais que pintado em outras cores e tons. “Fracasso de Público” é mais uma ótima demonstração de qualidade nos quadrinhos atuais. Vale muito.
Site do autor: http://www.comicbookalex.com Site da Gal Editora: http://www.galeditora.com.br

Nenhum comentário: