terça-feira, 25 de janeiro de 2011

"Teenage and Torture” - Shilpa Ray And Her Happy Hookers - 2011

É humanamente impossível acompanhar a jornada diária de lançamentos musicais que a internet hoje disponibiliza. Você pesca um álbum daqui, lê a resenha de outro ali e torce para acertar nas escolhas, por mais que em boa parte das vezes seja a decepção que tome conta. Assim sendo, quando um trabalho como “Teenage and Torture” da Shilpa Ray And Her Happy Hookers cai no seu colo, é o tipo de coisa que faz o dia começar bem melhor.
Banda do Brooklyn, New York, Shilpa Ray toca junto com suas “prostitutas felizes” um rock de garagem na acepção mais setentista possível da palavra e imerso em muito blues. Shilpa Ray começou pelas ruas, engrenou a primeira banda, mas foi com o atual grupo que lançou um disco em 2009 (“A Fish Hook An Open Eye”), angariou críticas positivas tanto do registro como das apresentações ao vivo e excursionou com o Grinderman de Nick Cave.
Ela tem um vocal que pode muito bem ser encarado como resultado de uma alquimia sonora (sem querer tecer comparações, que fique claro) entre Patti Smith, Joan Jett e Nina Hagen, conseguindo ir em outras vezes para o caminho mais tosco das garotas do Kitty, Daisy e Lewis, por exemplo. Junte-se a isso o instrumental sujo e despojado dos Happy Hookers (com destaque para os dois guitarristas) e o resultado é uma pedrada daquelas boas.
“Hookers”, a primeira faixa do disco, já merece uma descrição detalhada com o ritmo indo e voltando, crescendo e diminuindo entre poeira, gritos e vocais transpostos transformando uma melodia suave em pura acidez. A maior parte das 10 canções de “Teenage and Torture” passa dos quatro minutos e resulta em suítes poderosas como em “Dames A Dime A Dozen” e “Genie's Drugs” para em outras como “Heaven In Stereo” surgir urgente e punk.
O único momento de tranquilidade fica nos minutos finais com “Requiem In A Key I Don't Know”, que sinceramente não consegue chegar perto de apagar o fogo disponibilizado anteriormente. “Teenage and Torture” é daqueles discos que viciam, que ficam pedindo para ser tocado a todo o momento. É rock sem frescuras, emulações ou afetações e com uma cantora acima da média que brilha entre gritos, sussurros e letras não convencionais.
Site oficial: http://shilparay.com Twitter: http://twitter.com/shilparayandHHH

Nenhum comentário: