sábado, 8 de janeiro de 2011

"American Slang" - The Gaslight Anthem - 2010

“E eles me cortaram em pedaços e me ensinaram a dirigir” diz um dos versos da música “American Slang” que abre o terceiro disco dos americanos de Nova Jersey The Gaslight Anthem, para depois engatar em outras passagens como “eu tenho seu nome tatuado no interior do meu braço” e “liguei para meu pai, mas ele tinha morrido”. Enquanto a canção vai se desenvolvendo eu um rock clássico com um riff de guitarra assumindo a ponta, a letra se destaca.
Depois da urgência e pressa da estréia com “Sink Or Swin” em 2007, onde a influência do punk era bem forte, o som foi ganhando outras cores já em “The '59 Sound”, o álbum seguinte que remetia ao universo de influências mais fortes de Bruce Springsteen e Tom Petty. “American Slang”, o disco, caminha para mais um pequeno passo a frente pois por mais que o tom das influências antigas ainda se faça presente, elas começam a ganhar novos tons de cores.
Depois da bacanuda faixa de abertura já citada vem “Stay Lucky”, outra boa canção que em certo momento afirma para o seu par “que os sentimentos morreram por razões que você sabe”. As letras de Brian Fallon são bem trabalhadas, coisa bem rara hoje na maioria das bandas novas e mesmo não sendo geniais agradam bem. O instrumental de Alex Rosamilia (guitarra), Alex Levine (baixo) e Ben Horowitz (bateria) também sobe mais um nível no novo disco.
São 10 faixas em 30 e poucos minutos (o disco mais curto da carreira) o que acaba ajudando para que as idéias não soem muito repetidas, gerando cansaço. Em músicas como “Bring It On” a sonoridade de Bruce Springsteen ainda está muito presente, mas em outras como “The Queen of Lower Chelsea” é o The Clash que aparece ditando as regras na mistura de ska e dub que é oferecida e que também surge como reggae em “The Diamond Church Street Choir”.
“American Slang” ainda continua variando (mesmo que não muito) como em “Old Haunts” que aparece tendo como base para a canção Paul Westerberg e seu Replacements ou na tristeza melancólica de “We Did It When We Were Young” que lembra o U2. A energia do punk fica um pouco mais para trás e vai se travestindo em um rock clássico com direito a maiores experimentações, o que deixa a esperança de um grande disco para um futuro próximo.
Site oficial: http://gaslightanthem.com My Space: http://www.myspace.com/thegaslightanthem

Nenhum comentário: