domingo, 5 de dezembro de 2010

"The Transatlantics" - The Transatlantics - 2010

Sinceramente, quando você pensa na Austrália o que logo vem a mente? Cangurus, certo? E talvez também Crocodilo Dundee, Nicole Kidman, intercâmbios e mais Men At Work, INXS e Midnight Oil (ou Silverchair, vá lá...). E a palavra Adelaide? Te lembra a música do Inimigos do Rei ou aquela sua prima distante? Bom, agora pode associar a banda The Transatlantics (que não, não é aquela de rock progressivo) quando ouvir as duas palavras.
De Adelaide na Austrália, os Transatlantics (tá o nome é meio ruinzinho, tenho que admitir) desembarcam com uma ótima estréia regada com soul music e funk. O sabor da sonoridade das gravadoras Stax e Motown está presente (como em quase todo disco do estilo), sendo executado com bastante competência e dignidade, agregando na medida do possível alguns toques pessoais. Mais um bom nome nesse revival do soul mundo afora.
O grupo é comandado pela voz de Tara Lynch e pelo naipe de metais formado por Kyra Schwarz (trombone), Jon “Sugarcane” Hunt (saxofone) e Chis Weber (trompete). O ritmo é conduzido pelas guitarras de Kahil Nayton e Randall “Country” Ridge, obedecendo as ordens da cozinha tocada na medida certa por Ross McHenry (baixo) e Kevin Van Der Zwaag (bateria). São 12 faixas que ganham a robusta intromissão de mais três canções bônus.
“The Transatlantics” consegue variar muito bem entre canções com melodias mais elaboradas e arranjos soul music como “Couldn't Be Him”, “That's When I Feel So Lonely”, “On Fire” e “Save Me” e pedradas instrumentais funk em faixas como “Tea Legs” e “Thumbin' It”. Os bônus mantêm o nível, como a instrumental “Turn You Loose” que vai mais além e mistura o funk com a música disco, além dos metais poderosos de “Big Chief”.
Duas covers também se destacam: O soul urgente e rasgado no vocal de Tara Lynch em “Things Got to Get Better” de Marva Whitney e “Talk Like That” do The Presets, que foi reinventada e ficou melhor que a original. Na esteira desse ressurgimento do estilo que vem sendo apresentado nos últimos anos, essa banda australiana que está na estrada desde 2007 e já acompanhou um bocado de gente boa, pode ser mais um nome. A estréia lhe credencia.
My Space: http://www.myspace.com/transatlantics

Nenhum comentário: