terça-feira, 7 de dezembro de 2010

"Jonah Hex - O Caçador de Recompensas" - 2010

A avalanche de adaptações de quadrinhos para o cinema continua em pleno crescimento. Há algum tempo está saindo de personagens mais conhecidos para se alastrar por títulos que ostentam uma menor divulgação. Títulos como “Jonah Hex”, o cowboy desfigurado criado por John Albano e Tony DeZuniga em 1972. Dentro da DC Comics, as aventuras de velho oeste e até futuristas na qual ele participou, tiveram boas seqüências de histórias.
“Jonah Hex - O Caçador de Recompensas” trata de contar uma dessas histórias para outro público. O filme chegou aqui direto em DVD e está disponível além das lojas do ramo e nas locadoras sobreviventes, nos milhares de vendedores de DVD pirata que trabalham pelo Brasil. Como na maioria das vezes, a essência dos quadrinhos é desvirtuada, mas diferente de filmes como “Demolidor” e “Os Perdedores”, o resultado não chega a ser tão devastador.
Jonas Hex (Josh Brolin de “Onde Os Fracos Não Tem Vez”) é um pistoleiro que depois da guerra civil americana é vitima de um ataque de vingança praticado por Quentin Turnbull (John Malkovich) que o culpa pela morte do filho. Turnbull arrasa a família do cara e ainda faz uma marca do lado direito do seu rosto. Jonah Hex então começa uma vida de assassinatos em troca de dinheiro e, convenhamos, para passar o tempo que lhe resta de vida.
O roteiro é bem fraquinho, mas é divertido em certo ponto. Jonah Hex não traz o lado direito do rosto tão desfigurado como nos quadrinhos (talvez não quiseram ser grotescos e afugentar algum público mais sensível, vá saber...) e não é tão filho da mãe como de costume, mas mesmo assim Josh Brolin segura a onda John Malkovich mesmo não sendo espetacular é John Malkovich e basta. E ainda tem Megan Fox lindíssima passeando para lá e para cá.
O diretor Jimmy Hayward que como animador trabalhos em filmes como ‘Toy Story’ e “Procurando Nemo” estréia em um filme real (antes já tinha dirigido a animação “Horton e o Mundo dos Quem!) de maneira apenas razoável. Seu “Jonah Hex - O Caçador de Recompensas” pode deixar alguns fãs xiitas brabos (por mais que não conheça nenhum), mas não é desastroso e funciona bem como sessão da tarde ou para simplesmente passar o tempo.

Nenhum comentário: