quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

"Guidable" - A Verdadeira História Do Ratos de Porão - 2010

Montar uma banda e construir uma carreira por três, quatro anos já é uma tarefa bastante complicada, imagine então fazer isso por quase 30 anos? Os paulistas do Ratos de Porão conseguiram mesmo com várias mudanças de formação, problemas pessoais e um turbilhão de motivos que poderiam ter acabado com a história a qualquer momento. Andando nas margens do sistema na grande maioria do tempo, os Ratos conseguiram a proeza.
Essa proeza é contada no DVD “Guidable – A Verdadeira História do Ratos de Porão”, que sem frescura e sem espaço para o chatíssimo politicamente correto narra as desventuras da trupe desde os primórdios. Começando pela primeira formação ainda sem o João Gordo nos vocais, passa pelo histórico festival “O Começo do Fim do Mundo” em 1982 no Sesc Pompéia, atravessa discos importantes e turnês internacionais para chegar aos dias atuais.
O documentário traz depoimentos de parceiros da cena punk dos anos 80 como o Clemente dos Inocentes, o Rédson do Cólera e o Fabião do Olho Seco, assim como de ex-integrantes como o baixista Jabá, os bateristas Betinho e Spaghetti e o guitarrista Mingau, além da formação atual que do início traz apenas o guitarrista Jão. Igor Cavalera e Andreas Kisser também falam um bocado sobre os Ratos e as loucuras musicais ou não que tocaram.
Para quem é fã da banda ver os caras falando sobre o processo de criação de discos como “Crucificados Pelo Sistema” de 1983, “Brasil” de 1989 e “Feijoada Acidente?” de 1995 deve ser bastante interessante. No entanto, o melhor desse documentário é que ele foi tocado de modo espontâneo e sincero, sem cortes de palavrões ou de histórias mais escabrosas envolvendo drogas e até mesmo pensamentos hoje dignos de uma vergonha completa.
“Guidable” é uma gíria interna da banda que define tanto confusão mental quanto qualquer tipo de bagunça, além de substituir o foda-se com eficiência nas conversas. Ao assistir tanto o documentário, quanto às seis horas de extras que o DVD traz e mesmo não sendo fã de carteirinha ou adepto de algumas idéias da trupe, fica fácil admirar a história de caras que ganharam respeito mesmo andando nas bordas do sistema. É ver e mandar um “Guidable” para as convenções.
Site oficial: http://www.ratosdeporao.com

Nenhum comentário: