quarta-feira, 3 de novembro de 2010

"Sex With an X" - The Vaselines - 2010

Foram 21 anos desde o lançamento de “Dum Dum” pela Rough Trade em 1989, até que Eugene Kelly e Frances Mckee fizessem finalmente um disco novo com o Vaselines. O grupo escocês pouco durou, mas influenciou bandas como o Nirvana e outras mais recentes como o The Pains Of Being Pure At Heart. Por mais que tenham se reunido esporadicamente nesses 21 anos para turnês e shows ocasionais é com “Sex With an X” que o Vaselines registra de vez sua volta.
O álbum ganhou a produção de Jamie Watson, o mesmo responsável pelo primeiro trabalho de 1989. Gravado em apenas 13 dias, o Vaselines contou com o luxuoso acompanhamento de Stevie Jackson e Bobby Kildea do Belle and Sebastian na guitarra e no baixo, além do velho comparsa Michael McGaucghin no comando da bateria. São 12 canções que trazem o habitual rock encharcado de pop, com melodias simples e vocais divididos, além de uma boa carga de noise e anos 60.
O "culto" ao Vaselines que só cresceu realmente quando a banda acabou e foi “redescoberta” pelo Nirvana serviu como alavanca para o novo trabalho. Eugene Kelly em entrevista recente afirmou: “A fama da banda aconteceu depois que terminanos, nós estamos começando a apreciar o que perdemos 20 anos atrás. Agora nós temos uma audiência. Antes não havia realmente uma. Continuamos com o mesmo som, sem muitos acordes, com repetição, sem querer expandir o som.”
É essa manutenção da mesma sonoridade que é o grande charme desse retorno. Faixas como a meio autobiográfica “Sex With an X” e a mordaz “I Hate the 80's” (detonando a referida década com frases como: “nem tudo foi Duran Duran”) poderiam muito bem estar inclusas no registro de 1989. Em outras como “Such a Fool”, “Turning It” e “On Overweight But Over You”, o desejo e o desapontamento com o amor dão o tom para que as guitarras façam a cama para os doces vocais.
“Ruined” fala sobre o mundo do rock e seus desesperos próprios e não tão justificáveis. “The Devil's Inside Me” tem título de música do Cramps ou do The Reverend Horton Heat, enquanto cinismo é despejado em “My God's Bigger Than Your God”. “Sex With an X” é uma volta extremamente digna, passando a quilômetros de distância do oportunismo barato. Ouvir Eugene Kelly e Frances Mckee novamente duelando nos vocais é um raro prazer que deve ser apreciado constantemente.
Mais sobre a banda no blog, aqui.
Site oficial: http://www.thevaselines.co.uk

Nenhum comentário: