sexta-feira, 5 de novembro de 2010

"Dreams" - Neil Diamond - 2010

A pergunta pode ser: “Quem precisa de um disco de covers do Neil Diamond em pleno 2010?” Provavelmente ninguém, mas até aí tudo bem, porque hoje na música não precisa-se de um monte de outras coisas. De discos ao vivos desnecessários a projetos chatos, de bandas novas alçadas à fama por quaisquer outros motivos que não a música a novos duetos de “astros” da música pop. Então a pergunta pode virar para “Que mal pode fazer um disco novo do Neil Diamond?”
O cantor e compositor que já vendeu mais de 100 milhões de discos na carreira e que está prestes a entrar no Hall da fama do rock ano que vem, havia lançado o belo “Home Before Dark” em 2008 antes de desembarcar nesse novo trabalho. “Dreams” traz como o próprio Neil Diamond afirmou: “canções que têm esperado por mim para registrá-las por 40 anos". O repertório vai de Beatles a Elton John, passando por Randy Newman, The Eagles e Leonard Cohen pelo caminho.
Logo na entrada Neil Diamonda recria “Ain’t No Sunshine” de Bill Withers e consegue dar uma cara interessante para um hit que já foi tão reinterpretado, como por exemplo por Paul McCartney e Michael Jackson (só para ficar em alguns), fazendo com que versos batidos como: “o sol não brilha quando ela vai embora, não faz calor quando ela está longe” soem novamente cantáveis. O acompanhamento vem luxuoso com violões, piano e pequenas orquestrações cortando o ar.
“Dreams” também passeia com certa maestria por “Blackbird” dos Beatles, “Feels Like Home” (em belíssima versão) de Randy Newman, “Love Song” de Elton John, “Hallelujah” (emocionante) de Leonard Cohen e “Don’t Forget Me” de Harry Nilsson. Em outras como “Midnight Train to Georgia” de Gladys Knight & The Pips, “Yesterday” dos Beatles e “Desperado” do Eagles as coisas não saem tão bem, mas não podem ser de todo desprezadas em contrapartida.
O melhor momento de “Dreams”, no entanto, fica por conta de “I’m Believer” feita pelo próprio compositor e que virou sucesso com os Monkees nos anos 60. Para quem está acostumado ao clima festeiro da canção, o tom contido aqui faz surgir algo totalmente novo. Neil Diamond canta com autoridade os próprios versos: “qual é a utilidade de tentar?/tudo que você tem é dor/quando eu quis sol/chuva eu tive”. “Dreams” é um “desnecessário” que vale bem a pena.
Sobre o “Home Before Dark” de 2008, passe aqui.
Site oficial: http://www.neildiamond.com

Nenhum comentário: