sábado, 30 de outubro de 2010

“Write About Love” - Belle and Sebastian - 2010

Foi no final de 1996 ou no começo de 1997 que o Zeca Camargo escreveu na antiga Bizz um belo texto para o segundo disco de uns escoceses chamados Belle and Sebastian. A crítica era tão boa que resolvi importar o referido álbum de nome “If You’re Feelling Sinister” e as palavras do jornalista realmente transportavam bem a atmosfera encontrada. Muitos anos depois, o Belle ainda continua na ativa e mesmo não sendo tão original, continua presenteando seu público com bons trabalhos.
“Write About Love” é o novo exemplo disso. O oitavo disco de estúdio do grupo lançado esse ano talvez seja o que tenha a sonoridade mais triste e melancólica de todos e olha que isso não é tarefa muito fácil. As letras trazem perdas e bastante desesperança. Isso não chega a ser novidade para quem logo no primeiro disco “Tigermilk” de 1996 cantava em “I Don’t Love Anyone” que não amava ninguém e aprendeu a ser sozinho e ter seus esconderijos. Mas aqui o tom é ainda maior.
A formação atual conta com Stuart Murdoch (líder, vocal, guitarra e teclados), Stevie Jackson (vocal e guitarra), Chris Geddes (teclados), Sarah Martin (violiono e vocal), Mick Cooke (trompete e baixo), Bobby Kildea (guitarra e baixo) e Richard Colburn (bateria). Boa parte do núcleo ainda vêm da formação em 1996 e mesmo com os inúmeros projetos que tocam em paralelo conseguem se manter juntos. Em “Write About Love”, mostram que essa convivência faz muito bem musicalmente.
O novo disco tem os seus músicos completamente conscientes do que podem fazer e proporcionar. O ouvinte é fisgado logo na primeira faixa, a quase cruel “I Didn't See It Coming” que no meio da doçura sonora saca frases como: “não temos o dinheiro (o dinheiro faz as rodas do mundo girar)”, atirando no pé do amor pueril. Em “Come On Sister”, mesmo acreditando que “todo mundo ama” os versos perdem a fé em alguém que se tornou maior do que poderia suportar.
Esse tom de decepção e cansaço permeia quase que a totalidade do trabalho. Bons exemplos são faixas como “I Want The World To Stop” e “I'm Not Living In The Real World” que estravasam uma vontade de ir embora, de mandar tudo para o alto. A fé é desafiada em “The Ghost Of Rockschool”, enquanto que na música (com participação de Carey Mulligan) que dá nome ao disco, esse cansaço já citado explode de vez: “eu odeio o meu trabalho, estou trabalhando de forma demasiada”.
“Little Lou, Ugly Jack, Prophet John” traz Norah Jones participando na faixa mais triste do álbum. Canção que fala sobre a perda da amizade e é perfeitamente estendida para a perda do amor. “Desperdício” como cita a letra. Nesse “Write About Love” a banda se mostra mais melancólica que nunca. Por mais que às vezes as canções tenham ritmo alegre, as letras jogam tudo para baixo. O Belle and Sebastian continua dosando magistralmente pop e tristeza na alquimia própria do seu caldeirão.
Site oficial: http://www.belleandsebastian.com

Nenhum comentário: