sábado, 2 de outubro de 2010

“Our Cubehouse Still Rocks” - Boston Spaceships - 2010

Robert Pollard continua na sua missão implacável de lançar a maior quantidade possível de músicas. Em 2010 o Boston Spaceships, projeto que toca junto com Chris Slusarenko (ex - Guided By Voices) e John Moen (Decemberists) chega ao quarto disco de estúdio depois de aparecer com um Ep bem bacana em março. “Our Cubehouse Still Rocks” surge como se fosse uma coletânea do que o músico mais conhecido pelo Guided By Voices é capaz de produzir.
Depois de um excelente trabalho em 2009 (“Zero to 99”) o Boston Spaceships volta a carga com sua mistura de rock de todas as épocas. Desde a abertura calcada no rock alternativo americano dos anos 90 de “Track Star” até a sujeira que “In The Bathroom (Up 1/2 the Night)” produz e fecha o disco, nenhuma canção deixa de agradar. Mesmo não tendo toda a pluralidade do trabalho anterior, sendo mais seco e cru, o novo registro ainda passeia por esse lado.
Em “I See You Coming”, por exemplo, o ritmo é lento, esperando uma explosão que não chega nunca ao som. Em outras como “Trick Of The Telekinetic Newlyweds” a melodia é atravessada por estranheza e uma condução quebrada a cada momento. Já “Saints Don't Lie” e “Come On Baby Grace” são duas pequenas pérolas pop guitarreiras, que grudam na mente e demoram para sair. “Stunted” é uma homenagem da banda ao rock inglês dos anos 70.
Uma das grandes sacadas ao ouvir o Boston Spaceships é justamente perceber de onde cada acorde puxa sua influência, sua herança genética. “Airwaves” é um bom retrato disso. Uma hora parece uma canção extraída da fase Ziggy Stardust de David Bowie, para mais na frente se aproximar de Marc Bolan e seu T. Rex. “Dunkirk Is Frozen” poderia ser tanto Stiff Little Fingers quanto alguma banda perdida dos anos 90. As guitarras ensurdecem, fazendo bonito.
As letras de “Our Cubehouse Still Rocks” é que não trazem surpresas e continuam habitando o universo fantástico e o cotidiano ácido, comum e pouco lisonjeiro que Robert Pollard gosta de explorar. No mais, entre tantos projetos que o compositor toca seja solo ou com bandas como o Circus Devils, o Boston Spaceships é que exibe hoje as melhores idéias e concepções contando com a ajuda luxuosa, é bom ressaltar, dos seus dois parceiros na empreitada.
Sobre o disco anterior, passe aqui.
Site Oficial: http://www.bostonspaceships.com

Nenhum comentário: