quinta-feira, 7 de outubro de 2010

"Les Show" - Los Pirata - 2010

O Los Pirata não é uma banda para se levar a sério. Ainda bem. O trio paulistano que vive espalhado entre Brasil e Estados Unidos retorna em mais um disco onde a diversão e a mistura sem frescura de ritmos e idéias é que prevalece. Paco Garcia (guitarra e vocal), Jesus Sanchez (guitarra) e Loco Sosa (bateria) chegam a “Les Show” depois de viajar por algumas semanas dentro de uma van por estados americanos como Texas e Califórnia atrás de inspiração.
“Les Show” foi concebido nas estradas e gravado em Nova York, mas traz o habitual caleidoscópio da banda que reúne punk, surf music, rock, guitarrada, brega e música caribenha na mesma panela. Diferente de seus antecessores, “Les Show” é mais elaborado, mais trabalhado, porém preserva a tosquice costumeira. As letras cantadas em portunhol canhestro e divertido por Paco Garcia ganham também toques de spanglish, como os próprios disseram.
São 13 faixas que começam e terminam praticamente com a mesma pegada. “Les Show” abre com guitarras rockeiras que também aparecem em “Mode On” que fecha o disco. Entre esses dois pólos o recheio é de alegria, perversão musical e uma boa dose de maluquice. Na caliente “Amor Y Libertad”, por exemplo, Paco Garcia canta como um drama mexicano: “Soy um hombre sincero (...) yo quiero amor/y quiero libertad/si no tengo los dois/mi vida és la mitad”.
“Pirata Corazón” é outra que vem repleta de canalhice. Depois de uma introdução mais pesada, ganha tons lentos e versos como: “Qual es el camino mas corto de mi corazón?”. “Caderada” é urgente, apressada e enérgica, assim como “Filipino Weird”. “Norte Y Sur” é tema para alguma ilha do Caribe e traz referências as “chicas” de Belém, ao bar “Mormaço” e ao Carimbó. “Marfa Lights” é quase um punk-pop-new wave. Indicadíssimo para balançar.
“Les Show” ainda traz outros bons momentos como a instrumental “Pirate’s Lullaby” junto seus “na-na-na-na’s” e assovios, como também o nonsense brega sessentista de “Mi Right Number”. O Los Pirata que há alguns anos fez todo mundo dançar e cantar ao som da fantástica “Lospi Gospel” retorna com outro divertido álbum para tocar em pistas Brasil afora. “Les Show” é curto (tem apenas 26 minutos), mas é prazeroso. Assim como uma boa punheta.
Algumas canções podem ser baixadas aqui: http://www.reverbnation.com/lospirata
Site Oficial: http://www.lospirata.com

Nenhum comentário: