quinta-feira, 5 de agosto de 2010

"Música de Brinquedo" - Pato Fu - 2010

Em quase vinte anos de carreira, pode-se perguntar o que o Pato Fu ainda não fez. Por seus discos já passaram os mais diversos ritmos isoladamente ou misturados todos ao mesmo tempo. Entre as coisas que a banda ainda não havia feito até hoje, um disco inteiramente de covers poderia ser citado. Então a banda resolveu fazer. Mas como se trata do Pato Fu isso não vem de maneira comum. O referido disco vem tocado totalmente em instrumentos de brinquedo.
“Música de Brinquedo” é o décimo trabalho do grupo e traz o inusitado novamente para o campo de jogo. Fernanda Takai e John Ulhoa influenciados pela criação de sua filha Nina (de seis anos) fizeram junto com Ricardo Koctus, Xande Tamietti e Lulu Carmago, uma homenagem não somente a músicas que marcaram suas vidas, como também a obras infantis como Os Saltimbancos, Muppets, Os Trapalhões e Balão Mágico, para ficar somente em alguns exemplos.
O resultado é que canções extremamente batidas como “Sonífera Ilha” dos Titãs e “Love Me Tender”, da fase canhestra do Elvis Presley, ressurgem como se fossem novas. O Pato Fu reuniu as mais diversas bugigangas sonoras para recriar essas canções de modo cativante. Sem lançar nada desde 2007 com “Daqui Pro Futuro”, a banda parou, alguns dos seus se aventuraram em trabalhos solos e “Música de Brinquedo” parece mais um passo de rejuvenescimento interno.
Das músicas do álbum, destacam-se as versões de “Rock and Roll Lullaby” de Cynthia Well e Barry Mann, “Ovelha Negra” da Rita Lee, “Live And Let Die” de Paul McCartney, “Twiggy Twiggy” do Pizzicato Five e “My Girl” dos Temptations, aqui em versão doce e bonita. Na panela do Pato Fu tudo se converte e recria, misturando idéias, épocas e sentimentos. O coral infantil de Nina e mais dois amiguinhos serve para dar um charme todo especial ao trabalho.
A banda sairá em turnê tocando no palco só com instrumentos de brinquedo, demonstrando que realmente estão se divertindo bastante com o projeto. Mais importante ainda, o guitarrista John Ulhoa destaca que não estão em crise criativa, o que quer dizer que tem reservado muita coisa boa para o futuro. E enquanto esse futuro não vem o negócio é repassar esse “Música de Brinquedo” para que os filhos, sobrinhos e amigos possam se divertir e cantar junto.
Sobre o "Daqui Pro Futuro", passe aqui.
Sobre o disco solo da Fernanda Takai, aqui e sobre o solo do Ricardo Koctus, aqui.

Nenhum comentário: