domingo, 1 de agosto de 2010

“Butcher Holler: A Tribute to Loretta Lynn” - Eilen Jewell - 2010

Loreta Lynn nasceu em 14 de abril de 1934 em uma comunidade de mineração de carvão chamada Butch Holler no condado de Johnson no Kentucky, USA. Gravou inúmeros discos desde os anos 60, tendo como fã nomes como Jack White do White Stripes. Já Eilen Jewell nasceu em 06 de abril de 1979 em Boise, Idaho, USA e tem uma discografia menor, iniciada somente em 2005. Apesar da carreira curta já angaria críticas positivas sobre seus álbuns.
Essas duas mulheres com 45 anos de diferença de idade são as responsáveis pelo excelente “Butcher Holler: A Tribute to Loretta Lynn”. A mais velha por servir de inspiração para o tributo e a mais nova por executar de maneira forte e cheia de personalidade as 12 canções que o compõem. Apoiada por uma banda entrosada, ela recria sua homenageada em versões rápidas e consistentes de um country rock com um pé no folk e outro no rockabilly.
Loreta Lynn compôs a maioria das músicas que estão nesse tributo. Suas letras sempre foram consideradas avançadas por tratarem de temas que mulheres não costumavam falar na época. Já na abertura em “Fist City”, com a guitarra soando na entrada como saída de uma jukebox do final dos anos 50, versos exaltam uma mulher forte que não vai aceitar desmandos do seu homem por mais que o ame. Impressiona a maneira que Eilen Jewell conduz tudo.
Essa temática de mulher independente que talvez seja o grande ponto da carreira de Loreta Lynn se faz presente novamente em “A Man I Hardly Know” e mesmo quando essa personalidade forte desaba como em “I'm A Honky Tonk Girl” não faz isso sem antes encher a cara em um bar qualquer. Eilen Jewell segue adiante interpretando essas canções como se ela mesmo tivesse vivido cada caso e ainda por cima vivido isso há várias décadas atrás.
São 12 canções, em média com dois minutos e meio, que transportam o ouvinte para um filme antigo caminhando por uma estrada qualquer com a poeira saltando nos olhos ou tomando uma dose de whisky num bar onde alguém esmurra uma guitarra na entrada sentado em uma cadeira de balanço. “Deep As Your Pocket”, “This Haunted House” ou “You're Lookin' At Country” é só escolher quem vai completar a pintura do quadro e embarcar na viagem.
Site oficial: http://www.eilenjewell.com My Space: http://www.myspace.com/eilenjewell

Um comentário:

Anônimo disse...

Amiable brief and this post helped me alot in my college assignement. Gratefulness you for your information.