domingo, 22 de agosto de 2010

"100 Miles From Memphis" - Sheryl Crow - 2010

Sheryl Crow nasceu perto de Memphis, Tennessee, tendo sua infância e adolescência envolvida pela música de gravadoras como a Stax e a Hi Records. Desde que iniciou a carreira como vocal de apoio de nomes como Michael Jackson, costumava citar esse detalhe. Quando iniciou o trabalho solo e emplacou hits como “Al I Wanna Do”, “If It Makes You Happy” e “My Favorite Mistake”, suas canções indicavam que esse envolvimento ficara para trás.
Anos depois, perto de chegar aos 50 de idade, a artista finalmente fez um disco inteiramente dedicado para essa época sonora. “100 Miles From Memphis” (alusão a distância da cidade citada com a que nasceu) é resultado desse, podemos dizer, amor. Sheryl Crow se uniu com os competentes produtores Doyle Bramhall II e Justin Stanley para fazer um disco que remete completamente para os anos 60 e 70, sem esquecer as suas características próprias.
O álbum é recheado de R&B e soul por todos os lados. Longe de parecer oportunista, pois quem conhece sua história sabe do relacionamento com esses estilos, Sheryl Crow talvez tenha criado o melhor trabalho da sua carreira artística. Em “100 Miles From Memphis” encontramos pedaços de Sam & Dave, Otis Redding e The MG’s junto com outros de Aretha Franklin, Al Green e até mesmo de Eric Clapton da fase de “461 Ocean Boulevard”, lançado em 1974.
Começando com o soul de “Our Love Is Fading” onde os metais entram e ditam o ritmo saborosamente, o álbum se estende por mais 10 canções. Em “Eye To Eye” que ostenta um groove reggueiro já visto antes no seu trabalho, conta com Keith Richards incluindo seus riffs a malemolência. Em “Sign Your Name” recria um sucesso de Terence Trent D’arby (lembra dele?) com a ajuda de um pouco afetado e surpreendente Justin Timberlake nos vocais de apoio.
Em “Summer Day” cria aquele pop perfeito sessentista, cheio de “na-na-na-na”, para em “Long Road Home” convidar ainda que timidamente o velho amigo country para a festa. Sheryl Crow levou tão a sério a concepção do disco que lutou por deixar até as letras adequadas para a atmosfera, elas são leves, alegres e sensuais, bem longe do nível crítico e pessoal de “Detours” de 2008. Ela faz de tudo para que o clima soul consiga invadir o espaço que cabe nas músicas.
“100 Miles From Memphis” tem vários outros bons momentos como “Peaceful Felling”, “Stop” e “Roses And Moonlight”. Para finalizar tudo com o clima lá em cima, ainda aparece um bônus com “I Want You Back” do Jackson Five, aqui recriada longe da canalhice e mais perto da homenagem sincera. Mais um registro desse ano que acerta a mão em cheio ao mirar no passado, mostrando que a música americana se veste melhor com roupas mais antigas.
Site Oficial: http://www.sherylcrow.com

Nenhum comentário: