segunda-feira, 14 de junho de 2010

"A Sentimental Education" - Rod Jones - 2010

Junto com o Idlewild, o guitarrista escocês Rod Jones já prestou alguns bons serviços a música, principalmente em discos como “The Remote Part” de 2002 e “Make Another Word” de 2007. Em 2010 resolveu dar o seu primeiro vôo solo com “A Sentimental Education”. O vocalista e líder do Idlewild, Roody Woomble, já tinha se aventurado por esse caminho no bonito “My Secret Is My Silence” (no qual Rod Jones participou) em 2007.
“A Sentimental Education” (não, não tem nada a ver com o Kid Abelha) traz 12 canções em pouco mais de 34 minutos. Uma pequena coleção de folk e country-rock dos anos 60. Gravado na sua casa em Leith na Escócia e masterizado posteriormente em Cardiff no País de Gales, o disco é um retrato singelo de um músico criando, compondo e produzindo, sem estar muito interessado se será ouvido ou não. E talvez seja nisso que resida a maior qualidade.
Rod Jones chamou alguns amigos como Josef Sykora nos teclados, Jacqueline Irvine no violão e vocais e Catrin Pryce-Jones no violino para engrossar o corpo das suas músicas. Os temas não são muito variados, transitam por amores, cotidiano e tempo, apesar de algumas viagens diferentes com “A Pirate Song”, uma das poucas canções agitadas do disco. Na grande maioria temos a voz pequena do músico, funcionando bem em cima de bases suaves.
As influências vão se mostrando a cada faixa. “Sing It Alone” é um folk bem típico, com vocal dobrado, ao estilo de tantos nos anos 60. “Wonderful” parece um Simon And Garfunkel mais moderno e deliciosamente pop. “Your Deaf Heart” abraça Crosby, Stills, Nash And Young. “No Sound” evoca o som do The Byrds. A bonita “The Longingness Of Time” lembra Bert Jansch ou até mesmo o Pentagle, grupo do qual o músico também fez parte.
“A Sentimental Education” muito provavelmente vai passar batido para a grande maioria dos seus potenciais ouvintes. Afinal, são tantos lançamentos no dia a dia e diversos músicos produzindo nessa mesma seara. No entanto, aqueles que escutarem o álbum, muito provavelmente vão voltar para ele algumas vezes e sacar no player canções como “Broken Flowers”, com seus violinos e melodia, colocando assim um pouco mais de beleza no ar.
Site Oficial: http://www.rodjonesmusic.com My Space: http://www.myspace.com/rodjonssolo

Nenhum comentário: