sábado, 22 de maio de 2010

"Sleep Mountain" - The Kissaway Trail - 2010

Em 2007 os dinamarqueses do The Kissaway Trail estrearam de modo arrebatador com um disco homônimo. A atmosfera sonora criada pelo quinteto era extremamente aconchegante e reunia influências de Arcade Fire, Flaming Lips, Pixies e Mercury Rev, resultando em canções como “Smother+Evil=Hurt” e “La La Song”. Três anos se passaram, a banda ficou mais conhecida e lança agora o segundo disco com uma maior produção.
“Sleep Mountain” é o nome do novo rebento de Thomas Fagerlund (vocal e guitarra), Søen Corneliussen (vocal e guitarra), Daniel Skoldmose (guitarra e teclados), Rune Pedersen (baixo) e Hasse Mydtskov (bateria) e foi produzido por Peter Katis, de trabalhos com The National, The Twilight Sad e Interpol. Nesse disco antigas influências se acentuam mais (Arcade Fire) e outras ganham espaço com grupos como Grandaddy e Blonde Redhead.
“Sleep Mountain” tem recebido muitas comparações com o trabalho do Arcade Fire, limitando a banda como uma espécie de cópia qualquer. Quem conhece o trabalho de 2007 entende que não é bem por aí. É evidente que essa influência aumentou no novo registro, no entanto, as canções se exprimem através de outras cores e nuances. A abertura com “SDP” já é fascinante; em pouco mais de seis minutos traz a melodia passeando entre as distorções e o piano.
São 11 faixas (com um pequeno prelúdio de quarenta segundos no meio) que criam um clima melancólico e melódico. Ora temos a presença de quatro guitarras, ora de dois teclados. Nada é muito comum ou habitual. Na bonita “Painter”, Thomas Fagerlund enche o pulmão de dor para cantar. Em “Beat Your Heartbeat” e “New Lipstick” a banda se remete mais para a estréia. Em “Three Million Hours” a versatilidade é a dona do jogo, em um ótimo encerramento.
O álbum também traz uma cover até inusitada. “Philadelphia”, canção de Neil Young, da trilha sonora do filme de mesmo nome do diretor Jonathan Demme de 1993, aparece em uma bonita versão. Versos da música como“eu não ficarei envergonhado por causa do amor”, ainda produzem efeito. No segundo trabalho, o Kissaway Trail não supera o primeiro e ainda busca uma identidade própria, mais isso não os impede de nos brindar com belas canções.
Sobre o disco de estréia, passe aqui.
Site Oficial: http://www.thekissawaytrail.com My Space: http://www.myspace.com/thekissawaytrail

2 comentários:

Gustavo Rodrigues disse...

Porra, valeu a dica, Adriano.
Mesmo eu estando um disco atrasado.

Abraço.

Adriano Mello Costa disse...

Fala Gustavo,
Corra atras. Vale bem. Abs :)