sexta-feira, 5 de março de 2010

"Quarantine The Past" - Pavement - 2010

O Pavement voltou. Sinceramente essa foi uma das melhores noticias do ano passado. Para quem viveu os anos 90, a banda liderada por Stephen Malkmus chega a ser quase uma instituição. O Pavement era “o” grupo indie. Não era a fúria sonora do Nirvana, as melodias do britpop, a bela estranheza do Radiohead ou as guitarras do Smashing Pumpkis. Era sim, sujo e desleixado, nerd e maluco, pesado e harmonioso. Era o Sonic Youth chamando o Velvet Underground para beber. Era o anti-mainstream.
Depois de cinco álbuns excelentes a banda acabou sem muitas explicações em 1999, após lançar “Terror Twilight”, deixando para trás milhares de fãs e uma nova forma de se pensar o chamado indie rock. A volta do Pavement significa acima de tudo o retorno de uma grande banda. Claro que existe o lado comercial envolvido, mas se tanta gente ruim vive fazendo turnês por aí, porque eles não teriam o direito? Ainda não se sabe se virá material novo pela frente, por enquanto é torcer para ver algum show, mas já basta.
Esse retorno vem complementado com uma coletânea de 23 músicas que ganha as lojas agora no dia 09 de março. As faixas abrangem tanto os cinco discos lançados como EP’s e singles. Para manter seu histórico de desleixo, a seqüência disposta não obedece ordem cronológica e vai se misturando ano a ano. A viagem de “Quarantine The Past” é imensamente prazerosa. É bom ouvir de novo toda a loucura e inconseqüência das baterias quebradas, dos vocais gritados, das guitarras cortantes e das melodias sutis.
O foco maior de “Quarantine The Past” está na primeira metade da carreira. Da estréia com “Slanted & Enchanted” de 1992, aparecem petardos como: “In the Mouth a Desert”, “Two States”, “Trigger Cut/Wounded-Kite at :17” e “Summer Babe (Winter Version)”, além de “Here”, uma das melhores canções do grupo. Do clássico “Crooked Rain, Crooked Rain” de 1994, vem as guitarras de “Gold Soundz”, o hit “Cut Your Hair”, os gritos de “Unfair”, a satírica “Range Life” e a balada torta de “Heaven Is a Truck”.
Do “Wowee Zowee” de 1995 está apenas “Grounded” e “Fight This Generation” enquanto que o “Brighten The Corners” de 1997 comparece com “Shady Lane/J Vs. S”, “Date With IKEA” e a ótima “Embassy Row”, mais a cacetada de “Stereo”. O último disco “Terror Twilight” de 1999, fecha os registros oficiais com a bela “Spit on a Stranger”. Completando a escalação, o Pavement foge do tradicional nos casos dessas coletâneas e coloca seis faixas mais desconhecidas, com destaque para “Frontwards”.
“Quarantine The Past” deveria ser mais longo, é claro. Excelentes músicas ficaram de fora como “Perfume V”,“Silence Kit”, “Passat Dream” e “Rattled By The Rush”, só para ficar em alguns exemplos. Mas no final das contas o disco serve bem para preparar o terreno para a nova turnê que está acontecendo, além de gerar uns trocados e dar uma apanhada geral para quem ainda não conhece o grupo. “Quarantine The Past” é para deixar tocar por horas para depois ir sacando da prateleira os discos originais um a um. Puro prazer.
Sobre o “Crooked Rain, Crooked Rain”, passe aqui.
Site Oficial: http://www.crookedrain.com

Nenhum comentário: