domingo, 14 de março de 2010

"Garfield Série Ouro" - Jim Davis

Não é tarefa das mais fáceis resistir ao encanto do Garfield. O gato gordo, preguiçoso, comilão e de moral completamente duvidosa, diverte gerações desde que sua primeira tirinha apareceu em 19 de junho de 1978. Desde então seu criador, o americano Jim Davis, evoluiu o traço do bichano e de seus personagens secundários, sempre mantendo o humor irônico e mordaz em alta. Hoje a tirinha é publicada em mais de 2.500 jornais do mundo.
A L&PM Editores reuniu no ano passado em um álbum de luxo (tamanho 16x23cm), 2.582 (saborosas) tirinhas do personagem. “Garfield Série Ouro” agrega os dez primeiros volumes publicados pela editora nos últimos anos. Nelas, o bichano detona tudo e todos, incluindo o seu dono Jon e seu amigo Lyman, além é claro do coitado do Odie, o cachorro meio pateta que tanto sofre em suas mãos, servindo de cobaia para suas maiores “experiências”.
Logo em uma das primeiras tirinhas, datada de 1978, Garfield filosofa ao lado da sua bacia de comida: “Só o que faço é comer e dormir, comer e dormir, comer e dormir. Pode haver outras coisas na vida de um gato. Mas espero que não”. A preguiça é um dos instintos básicos da fonte que irradia a diversão das suas histórias. Pode esquecer aquele gato amalucado e enérgico das adaptações cinematográficas, o supro sumo está presente nos quadrinhos.
Mas se engana quem pensa que as histórias só passam pelos temas da preguiça, comida e do tédio. Em diversas passagens há uma forte crítica da sociedade de consumo e da própria estupidez humana (ambas massacradas em cima de Jon). “Garfield Série Ouro” não é para ser lido de uma tacada só (apesar de essa ser a vontade inicial). É para ficar ali ao lado da cama e ser consumido moderadamente e sem pressa. Um ótimo remédio contra o cansaço do dia a dia e o mau humor.
Ótimo site oficial:
http://www.garfield.com

Nenhum comentário: