segunda-feira, 1 de março de 2010

"Electroviral" - Supersubmarina - 2010

Diretamente da cidade de Baeza na Espanha vem um dos lançamentos mais bacanas desse inicio de ano. O grupo Supersubmarina chega ao seu primeiro disco (depois de dois EP’s), intitulado “Electroviral”, mostrando um rock repleto de energia. Caminhando na esteira do indie rock atual, a banda exibe uma qualidade acima da média. Mesmo sem esbanjar novidade, a competência instrumental e as melodias bem encaixadas, geram um bom resultado.
Formado por Jose Chino (vocal e guitarra), Jaime (guitarra), Pope (baixo) e Juancha (bateria), o Supersubmarina faz o tipo de som para dançar, seja na pista ou no seu próprio show. Depois da vinheta de abertura “Magia Electroviral” (uma eletronice que até assusta um pouco), o disco segue encaixando possíveis hits um atrás do outro. É assim logo na entrada com “Eléctrico” e a viciante “Niebla”, faixa daqueles para voltar algumas vezes no player.
Dentro da sua próxima concepção de música, o grupo consegue até variar bastante, passando por Franz Ferdinand, Interpol e Boy Kill Boy. Em faixas como “Ana” (já constante em um EP interior), lembra até um pouco o rock alternativo americano dos anos 90. Em outras como “LN Granada” e “Chas! Y Aparezco a Tu Lado” o instrumental faz apenas a cama para que a melodia entre e conduza o ritmo. Tudo bem construído e amarrado.
“Cientocero” e “XXI” são dois tiros no alvo para tocar naquela festa de amigos. Nem a extrema semelhança com o Franz Ferdinand atrapalha. O melhor, no entanto, ainda fica reservado para as quatro últimas canções. O pop rock com riff cortante de guitarra de “Elástica Galáctica”, a mistura de Nirvana com Arctic Monkeys de “Ola de Calor”, a bateria forte da irônica “Centro de Atención” e a viagem suave e dançantes da insinuante “Eres”.
Com “Electroviral”, o Supersubmarina ganha um lugar confortável na poltrona da frente do novo rock espanhol, que já possui nomes como Tachenko e Vetusta Morla. Sua música não é repleta de texturas ou sobreposições, é apenas um rock direto e vigoroso, executado com muita vontade. É para ser escutado alto, para se divertir sem maiores preocupações. Alguns podem até achar mais do mesmo (e talvez até seja), mas de vez em quando isso até que faz bem.
Site Oficial:
http://www.supersubmarina.es My Space: http://www.myspace.com/supersubmarina

Nenhum comentário: