segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

"Eu Menti Pra Você" - Karina Buhr - 2010

“Eu Menti Pra Você”, estréia da Karina Buhr, é daqueles discos que na primeira música já oferece a rendição ao ouvinte. E é melhor se entregar e deixar levar. A faixa título traz barulhinhos e vários ritmos abraçados calmamente. Começa com quase um brega romântico, com Karina dizendo ser “uma pessoa má”, para depois com guitarras mais pesadas no fundo afirmar “mas eu tenho ainda um grande amor pra te dar, quero saber se você aceita ele como for”.
Karina que faz parte do Comadre Fulozinha, com o qual lançou um bonito registro ano passado, chega ao seu primeiro disco depois de uma carreira paralela já movimentada. Com uma banda de responsa, que traz Bruno Buarque (bateria), Mau (baixo), Guizado (trompete), Dustan Gallas (teclados e piano), Otávio Ortega (teclados e bases eletrônicas) e Marcelo Jeneci (acordeon e piano), “Eu Menti Pra Você” é um trabalho que rompe a barreira do agradável várias vezes.
Depois da primeira faixa, passa pela pop de “Vira Pó”, pela um pouco tensa “Avião Aeroporto” e deságua no rock retrô de “Nassíria e Najahf”, uma das melhores do álbum. Karina versa sobre um amor nas ruas das cidades iraquianas que tanto sofrem com a guerra. “Durma logo antes que você morra!”, brada. “O Pé” vem com um pequeno show do Guizado antes da melodia tomar conta. Bonito, bonito. Talvez seja a única que remeta um pouco ao trabalho da sua banda.
“Ciranda do Incentivo” é um funk torto onde trata-se das políticas de incentivos culturais que tantos músicos vivem criticando, com seus privilégios e direcionamentos. Karina brinca: “Eu vou fazer uma ciranda para botar o disco na lei de incentivo à cultura”, para emendar: “eu não sei negociar, eu sei no máximo tocar meu tamborzinho”. Em “Telekphonen” a eletrônica é que dita o ritmo e “Mira Ira” com melodia lembrando Arnaldo Antunes, encanta.
“Soldat” é uma brincadeira que mistura marcha militar e pós punk. “Esperança Cansa” mostra uma poesia cheia de vigor, enquanto “Solo de Água Fervente” é mais pop com suas quebradas de ritmo. A penúltima faixa “Bem Vindas”, é uma balada com letra nostálgica e solitária e “Plástico Bolha” termina tudo com um reggaezinho meio frevo que enaltece a boa preguiça. “Hoje eu não tô a fim de corre corre, confusão, eu quero passar a tarde estourando plástico bolha”. Dá até vontade.
“Eu Menti Pra Você” ainda traz as participações especialíssimas de Edgard Scandurra e Fernando Catatau (Cidadão Instigado), além do percussionista cubano Pedro Bandera. Karina Buhr projeta na sua carreira solo um trabalho bem diferente do Comadre Fulozinha, mas não menos cativante. Misturando um monte de sons de maneira leve e tranqüila, agrada muito. E no final acaba sendo bem mais do que a mulher que sabe “no máximo tocar seu tamborzinho”.
My Space:
http://www.myspace.com/karinabuhr
Sobre o disco do Comadre Fulozinha, passe aqui.

Nenhum comentário: